Londrina – A Avenida Saul Elkind é a principal via da zona norte de Londrina e uma das mais importantes regiões comerciais da cidade. No entanto, pouco se sabe sobre sua importância cultural e social para a identificação dos moradores da região mais populosa de Londrina.
Com o objetivo de desvendar a Saul Elkind do ponto de vista histórico, arquitetônico, urbanístico e comercial, três pesquisadores, formados em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), fizeram um estudo, por meio de relatos de moradores, comerciantes e dados históricos, para conhecer os marcos importantes da avenida e sua importância para as pessoas que vivem nela e no seu entorno. O trabalho virou o livro "Essa rua tem história: Memórias e sociabilidades da Saul Elkind".
"A maioria dos trabalhos sempre remete ao centro da cidade e por isso escolhemos a Saul Elkind, por estar em uma região que cresce a cada dia e pela importância da avenida para a população da zona norte", conta uma das coordenadoras do projeto, Daniela Reis, que é moradora da região.
O chamado "Cinco Conjuntos" nasceu na década de 1970, mas com o crescimento e aumento da população ao longo dos anos a paisagem arquitetônica dos bairros foi sendo modificada. "As pessoas foram transformando as fachadas das casas conforme as necessidades e o que era estritamente habitacional se modificou para comercial, sobretudo próximo à avenida. E o eixo comercial que existe hoje mostra a importância da Saul Elkind", frisa Bruno Sanches.
A avenida se valorizou tanto que hoje tem um dos metros quadrados comerciais mais caros de Londrina. "A Saul é a extensão da moradia das pessoas da região. As melhores residências estão próximas da avenida, o que reflete a ascensão social desta classe média. Por outro lado, como a valorização foi muito grande, aquelas pessoas que não conseguiram essa ascensão acabam se mudando para locais mais distantes da avenida", relata Talita Medeiros.
Para os autores, o crescimento e a importância da Saul Elkind representa para os moradores que eles venceram e deixaram de ser habitantes de uma região que sempre foi estigmatizada pela distância e pelas desigualdades sociais. "A Saul é tudo para esses moradores e tem tudo que eles precisam. A relação com ela é muito forte e há uma identificação com o espaço, já que significa que eles não precisam depender mais do centro", ressalta Daniela.
O trabalho foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) em 2013 e previa a publicação de um livro impresso, mas com o corte de verbas a alternativa foi criar um livro eletrônico (e-book) e confeccionar mil DVDs, que serão distribuídos para a Secretaria Municipal de Cultura, escolas, bibliotecas e centros culturais de Londrina. Algumas escolas receberam exposição de banners com informações da pesquisa e foram realizadas ainda duas oficinas para estudantes e comerciantes da região. Além dos organizadores, o livro contou com a colaboração de três cientistas sociais e um arquiteto. Os autores buscam recursos extras para lançar a edição impressa.


Serviço E-book pode ser acessado pelo link: http://issuu.com/essaruatemhistoria/docs/livro-essa-rua-tem-hist__ria-?e=10577170/6472729