Sem mãos dadas na oração do Pai Nosso. Na comunhão, a hóstia consagrada será colocada diretamente nas mãos e não na boca. Já o "Abraço da Paz", antes realizado durante a celebração da missa, passa para o momento de despedida dos fiéis. Essas três medidas estão previstas no decreto assinado pelo arcebispo Dom Orlando Brandes para evitar a transmissão do vírus H1N1, responsável pela gripe A. A intenção é reduzir os riscos de propagação da doença que, desde janeiro, já matou cinco pessoas em Londrina.
O coordenador de Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina, padre Joel Ribeiro Medeiros, explica que o decreto foi assinado após pedidos feitos por profissionais da saúde e pela própria comunidade.
Segundo ele, os padres foram orientados a ler o decreto para a comunidade durante as celebrações realizadas no último final de semana. Ao todo, 84 paróquias em 16 municípios fazem parte da Arquidiocese de Londrina. Igrejas do interior de São Paulo, de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul também adotaram medidas semelhantes.
Na última quinta-feira, fiéis já participaram da celebração seguindo as recomendações. Para o engenheiro Vitor Koga, a iniciativa está correta. "A fé permanece e vai além. Está nas ações do dia a dia", afirmou. "Isso não compromete. É só uma prevenção. Muitas vezes, a gente vem da rua, sai do trabalho e não tem como higienizar as mãos. São detalhes que não prejudicam a fé", afirmou o contador Fernando Alves.

No catolicismo, pequena rodela de pão ázimo consagrada e oferecida aos fiéis na Comunhão

É um subtipo do Influenzavirus A, causa comum de gripe em humanos, que sofreu mutações e passou a provocar uma pandemia grave

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional