Cerca de 4,5 milhões de candidatos devem voltar às salas de aula neste domingo (12) para as provas do segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O primeiro dia foi no domingo passado (5), quando 30,2% dos 6,7 milhões de candidatos inicialmente inscritos não compareceram.

No Paraná, o número inicial de inscritos era de 287 mil pessoas e em Londrina, 17.455. Dos 24 municípios da região metropolitana de Londrina, haverá provas em apenas sete deles. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem, não divulga os locais de prova por motivos de segurança.

Neste segundo dia, as provas serão sobre ciência da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração máxima de 4h30. No primeiro dia, as 90 questões foram sobre linguagens e códigos e ciências humanas, além da redação, cujo tema foi os "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

ORIENTAÇÃO
Os candidatos devem imprimir o cartão de confirmação da inscrição em www.inep.gov.br. Não é permitido o uso de lápis e borracha. Para o preenchimento das questões, só é possível usar caneta esferográfica de tinta preta em material transparente. Para fazer a prova, é obrigatória a apresentação de um documento original com foto, como: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores (para estrangeiros) ou carteiras de ordens ou conselhos de classe que tenham validade como documento oficial.

Na semana passada, muitos candidatos ficaram presos no trânsito em Londrina 20 minutos antes do início da prova. A organização recomenda que o candidato esteja no local de prova pelo menos uma hora antes do início do exame. Os portões fecham às 13 horas (horário de Brasília). O gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado até 16 de novembro no portal do Inep e no aplicativo do Enem e os cadernos de questões serão disponibilizados na mesma data.