Motivo do motim seria a superlotação e a baixa qualidade da alimentação servida aos detentos
Motivo do motim seria a superlotação e a baixa qualidade da alimentação servida aos detentos | Foto: Antonio de Picolli/Jornal Tribuna do Val



Uma rebelião na Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, terminou na manhã desta segunda-feira (20), após aproximadamente 12 horas, com a liberação do carcereiro que foi feito refém e apenas um dos 30 foragidos recapturado. O motivo do motim seria a superlotação e a baixa qualidade da alimentação. A cadeia pública de Santo Antônio da Platina tem capacidade para 57 pessoas, mas abrigava 103 presos antes da fuga.

A rebelião começou por volta das 23h30 de domingo (19). Segundo informações do Departamento Penitenciário (Depen) do Estado do Paraná, o carcereiro foi feito refém quando fechava uma das portas da carceragem. Um policial de plantão percebeu a movimentação e solicitou reforços, mas parte dos presos conseguiu escapar.

O carcereiro foi liberado no fim da manhã com pequenas escoriações, após negociação da Polícia Militar com os amotinados. Um inquérito policial e um procedimento administrativo serão instaurados para apurar o caso.