Pela segunda vez no ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alterou o Zoneamento Agrícola para a soja na safra 2012/13. Publicado em fevereiro, o documento sofreu a primeira retificação em julho, com mudanças implementadas na época de semeadura de algumas cultivares em determinadas regiões do Estado. Para não prejudicar os sojicultores que já haviam adquirido insumos e sementes, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) solicitaram uma nova retificação, que foi atendida no dia 15 de agosto, com a publicação do novo documento.
Entre as novidades deste ano está uma nova forma de classificação de cultivares, que deixou de ser com base nos ciclos de maturação e passou a ser baseada nos Grupos de Maturidade Relativa (GMR). O novo critério é aceito mundialmente e tem escala que varia de 0 a 10, sendo que quanto menor o GMR, mais precoce é a cultivar. Para o Paraná as variedades recomendadas tem GMR entre 6,4 e 7,6, incluindo desde variedades precoces até as de ciclo tardio.
A Instrução Normativa publicada pelo Mapa em fevereiro classificou as regiões de plantio de soja no Brasil em macrorregiões e regiões edafoclimáticas. No Paraná, o zoneamento inclui a Macrorregião 1, que inclui as regiões edafoclimáticas 102 e 103 - Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Centro-Oriental e Região Metropolitana de Curitiba -, e a Macrorregião 2, que comporta as regiões edafoclimáticas 201 e 202 - Oeste, Centro-Ocidental, Noroeste, Norte Central e Norte Pioneiro.
O engenheiro agrônomo do departamento técnico e econômico da Faep, Leandro Alegransi, explica que a primeira retificação havia modificado a data de plantio na macrorregião 2 de 21 de setembro para 1º de outubro, nas áreas de solo tipo 3 (argiloso). Além disso, algumas variedades do grupo II foram reclassificadas para o grupo I. ''Mas a Faep e a Ocepar entraram com um pedido técnico para manutenção da data anterior de plantio, para que a época de colheita da soja não prejudicasse a lavoura de milho safrinha e os produtores que já haviam comprado os insumos e sementes pudessem plantar o milho dentro da indicação do zoneamento'', relata Alegransi.
Atendendo ao pedido, uma nova retificação foi publicada no dia 15 de agosto substituindo a tabela com a indicação de data de plantio para as cultivares do grupo I e antecipando a data de semeadura para 21 de setembro. Mas o agrônomo alerta que a data não é válida para todos os municípios da região e que os sojicultores que vão plantar sementes do grupo I em solos argilosos devem consultar o zoneamento agrícola com a retificação para verificar o período recomendado. No caso de Londrina, por exemplo, as cultivares do grupo I são indicadas para cultivo em solos misto e argiloso, no período entre 1º de outubro e 31 de dezembro.
''Os agricultores que plantam fora do período indicado pelo zoneamento perdem a cobertura do seguro agrícola e do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro)'', ressalta Alegransi. O zoneamento completo, incluindo as retificações, pode ser acessado no site: www.agricultura.gov.br