O produtor Gustavo Freyhardt é o vencedor do PER 2016 com o projeto que visa  benfeitorias da leiteira para o bem-estar dos animais e qualidade de vida da família
O produtor Gustavo Freyhardt é o vencedor do PER 2016 com o projeto que visa benfeitorias da leiteira para o bem-estar dos animais e qualidade de vida da família | Foto: Faep/Senar/Divulgação



O nível de conhecimento dos produtores vencedores, sem dúvida, mostra o profissionalismo que eles buscam durante o PER. Os projetos do primeiro e segundo colocados estão localizados no Sudeste do Estado, nas cidades de União da Vitória e Paula Freitas.

Em União da Vitória, o produtor Gustavo Freyhardt , venceu o PER com o projeto "Investimento em benfeitorias da leiteira visando o bem-estar animal e qualidade de vida da família". A fazenda Freyhardt está há mais de 100 anos com a família. Tudo começou com uma vaca holandesa para a produção de queijo e manteiga. Hoje ela é administrada pelos irmãos Ernesto e Nestor.

Dos 235,7 hectares (ha), 117 ha são destinados a lavoura de milho, pastagens e 24 ha para áreas de potreiro, onde são criadas novilhas e bezerros. Dez pessoas trabalham na fazenda, sendo dois funcionários e os demais membros da família. Hoje leiteria conta com 200 animais no sistema FreeStall (baias individuais). O objetivo do projeto é modernizar a produção de leite com a aquisição de equipamentos mais modernos para a sala de ordenha e investir também no conforto térmico dos animais, aumentando a produtividade e a qualidade do leite.

Já o segundo colocado ficou com o projeto "Otimização da produção de alimentos através do investimento em um sistema móvel de irrigação e benfeitorias", do produtor Hezion Eduardo Naiverth, em Paula Freitas.

A propriedade Riacho Verde tem 47,1 ha. Em 31,7 ha se produz grãos, hortaliças e os 14,5 ha restantes são de Reserva Legal. A proximidade do centro consumidor facilita o escoamento da produção de soja, milho, feijão, hortaliças e melancia. Em seu projeto, Naiverth está pensando no futuro dos filhos gêmeos, hoje com 10 anos.

Ele pretende realizar diversas benfeitorias na propriedade para aperfeiçoar a produção de hortaliças e melancia. Entre as melhorias, está a construção de uma estufa para a produção de mudas de melancia e de hortaliças e também a aquisição de um sistema móvel de irrigação, instalando um reservatório de água na propriedade. Ao final, ele espera proporcionar condições de produção e renda para que os filhos permaneçam na propriedade. (Reportagem Local)