Para quem busca alimentação saudável não dá para deixar de lado uma boa porção de brócoli, seja ela em salada, torta, sopa, refogado, ou o que mais a criatividade permitir. Na classe das ''conceituadíssimas'' plantas de folhas verde-escura, a hortaliça tem pouca caloria (49kcal/100gr) e muita vitamina.
Segundo informações da Embrapa Hortaliças, de Brasília, o brócoli é originário da região do Mediterrâneo, pertencente à família Brassicácea, assim como a couve-comum, a couve-flor, o repolho, a mostarda, o rabanete e o agrião. Possui considerável teor de vitamina C. Já o teor de vitamina A é elevado quando comparado ao repolho e a couve-flor, mas inferior ao da couve-comum. Também é fonte de fósforo, ferro, cálcio e fibras. Os teores de cálcio são próximos ao do espinafre, com a vantagem de serem de mais fácil digestão.
Há dois tipos de brócoli no mercado: o ramoso mais tradicional e o de cabeça única (brócoli chinês). O de cabeça única pode ter botões com coloração superior arroxeada. Já o brócoli ramoso deve ter coloração verde-escura, com os botões totalmente fechados, talos firmes e folhas com aspecto de produto fresco.
Para quem costuma fazer a ''feira'' da semana, o brócoli é uma das hortaliças de menor durabilidade. Em condição ambiente, deve ser comercializado e consumido no dia da compra. Na geladeira, pode ser mantido por até 4 dias, dentro de saco de plástico perfurado.
A Embrapa ensina ainda que, apesar das flores serem a parte mais nutritiva, as folhas e talos também podem ser consumidas. Para uniformizar o cozimento do talo e dos botões florais deve-se fazer um corte em forma de cruz na base do talo.