Para o presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, Narciso Pissinati, as ações de promoção de bem-estar não trazem impacto negativo para os produtores. ''Quando o animal se fere por instalações ou transporte inadequado, quem perde é o próprio produtor'', argumenta. Segundo ele, o agropecuarista ainda sofre com a falta de informações e orientação técnica a respeito das normas de bem-estar animal.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) exerce papel importante na capacitação da mão-de-obra do campo. O técnico da gerência técnica do Senar-PR, Alexandre Lobo Blanco, explica que a temática do bem-estar é abordada de forma transversal em todos os cursos de pecuária ofertados pela entidade, abordando questões como manejo, instalações, conforto animal e nutrição. ''A estratégia de conscientização dos produtores é relacionar o bem-estar com a produtividade, mostrando que as práticas não são apenas humanistas mas também geram rendimento e qualidade para a produção'', revela.
Durante os cursos, os produtores são orientados em relação à sanidade, reprodução, manejo, condução dos animais e respeito aos prazos fisiológicos, dentre outros aspectos. Entretanto, Blanco afirma que outras ações para promover conforto aos animais como arborização de pastagens e reforma de estruturas são mais difíceis de serem aplicadas pois envolvem custos mais elevados. ''A temática do bem-estar é uma demanda dos próprios agricultores, que estão interessados no assunto, mas sentem falta de informação'', afirma.(M.F.)