Além dos organismos oficiais mantidos pelo governo e pelas cooperativas, os profissionais de assistência técnica são cada vez mais requisitados também pelas revendas de insumos, que buscam complementar o atendimento ao cliente ao levar orientação técnica no momento da venda. A Belagrícola, por exemplo, empresa que atua no Norte do Paraná em interior de São Paulo, possui em seu quadro de funcionários 85 agrônomos e 45 técnicos agrícolas que trabalham diretamente no campo, entre as funções de gerente e vendedor.
Para o gerente do Departamento de Alta Tecnologia e Nutrição da Belagrícola, Rodrigo Tramontina, o profissional de agronomia é tão importante para as revendas de insumos quanto os médicos para os hospitais. ''Sem o técnico ou o agrônomo, a empresa fica sem segurança para fazer as recomendações de uso dos produtos'', avalia. Tramontina lembra que o avanço cada vez mais rápido das pesquisas em relação ao desenvolvimento de tecnologias e métodos de plantio exige profissionais capacitados e que façam acompanhamento constante das inovações na área. ''Sem tecnologia, não há como aumentar a produtividade e quem leva essa tecnologia ao campo é a assistência técnica'', ressalta.
Na Agro 100, revenda de insumos que atua no Norte e Nordeste do Paraná e também no Sul do Mato Grosso do Sul, 95% da equipe de vendas é composta por técnicos agropecuários ou engenheiros agrônomos. O gerente de negócios da Agro 100, Roberto Gajardoni, esclarece que o trabalho dos consultores técnicos de vendas não é equivalente a uma assistência técnica, mas funciona como uma assessoria ao cliente. ''Indicamos os produtos de acordo com a recomendação técnica para seguir a legislação, que é muito rigorosa'', explica.
Gajardoni afirma que a empresa busca por profissionalismo para atender os agricultores em termos financeiros, técnicos e ecológicos. ''Procuramos profissionais capacitados e não contratamos quem não tem conhecimento técnico, principalmente hoje em que o mercado trabalha com biotecnologia'', ressalta. O gerente relata que os consultores elaboram um planejamento da safra junto com os produtores, desde análise de solo até a escolha do pacote tecnológico a ser utilizado. Para levar aos clientes as tecnologias mais modernas do setor, a empresa oferece treinamentos aos vendedores.(M.F.)