Mesmo com o crescimento quase que quadruplicado do setor agrícola nas últimas décadas, o desenvolvimento tecnológico ainda não chegou em todas as propriedades brasileiras. De acordo com outro estudo realizado pelos pesquisadores Armando Fornazier (Unicamp) e José Eustáquio Vieira Filho (Ipea), ainda há produtores que utilizam um baixo conteúdo tecnológico em suas lavouras, o que resulta em uma produtividade muito inferior à média nacional.
Segundo os pesquisadores, a ideia do estudo foi ampliar e enriquecer o debate acerca das políticas, ferramentas e estratégias para o desenvolvimento, com distribuição de renda, do agronegócio brasileiro. Os pesquisadores apontaram que, enquanto alguns produtores buscam adotar técnicas mais avançadas de produção, com o intuito de elevar os índices de produtividade, outros não investem devido à dificuldade de acesso aos pacotes tecnológicos.
De acordo com os especialistas, o acesso aos pacotes não chegam em todas as propriedades. "Ainda existem produtores que vivem na pobreza. É necessário um apoio maior em relação à assistência técnica", destaca Fornazier. Ele completa que também é preciso mais políticas públicas de incentivo aos produtores. (R.M.)