No segundo episódio do novo programa da Multi TV (Canal 20 da NET), o Multiagro, a agropecuarista e diretora da Sociedade Rural do Paraná, Luly Barbero, visita a Embrapa Soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), fundada em 1975, que opera tecnologia de precisão na produção da soja.

A escolha da instalação da empresa em Londrina se dá por uma questão estratégica: a variação do clima subtropical e tropical. As temperaturas medianas são ideais para o bom desenvolvimento da soja e amenizam o aparecimento de distúrbios fisiológicos, que são fontes importantes de perdas pós-colheita.

Alexandre Cattelan, chefe de transferência de tecnologia, falou ao programa sobre o funcionamento e a estrutura da empresa, que além da soja desenvolve pesquisas também com trigo e girassol.

Luly visita o Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa (que é o 3º maior do mundo e armazena 53 mil tipos de sementes), e o laboratório de pesquisa, que analisa os componentes bióticos (causados pelos seres vivos) e abióticos (causados pelos fatores físicos e químicos).

A Embrapa Soja é referência mundial no desenvolvimento de tecnologias para a cultura em regiões tropicais. Entre suas principais contribuições estão o desenvolvimento de cultivares adaptadas a regiões de baixas latitudes, o controle biológico de pragas, as técnicas de manejo e conservação do solo, a fixação biológica no nitrogênio, entre outras tecnologias e processos inovadores.

A unidade é responsável ainda pela pesquisa de girassol para todo o território nacional e pela pesquisa de trigo, desenvolvida em parceria com a Embrapa Trigo (Passo Fundo - RS) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) para o Estado do Paraná.

O programa Multiagro vai ao ar neste domingo (5) às 8h na Multi TV e terá reprises diárias.