O governador Beto Richa assinou essa semana um termo de cooperação técnica para criação do Fórum dos Promotores do Desenvolvimento do Agronegócio Paranaense. O Fórum tem como metas a realização de ações conjuntas entre governo e iniciativa privada e a construção de uma visão de futuro do agronegócio paranaense. O objetivo é fazer com que o Estado se torne referência em competitividade e sustentabilidade, melhorando a qualidade de vida no campo e na cidade.
O colegiado será instalado por um período de quatro anos e vai reunir a Secretaria da Agricultura e Abastecimento e seus órgãos vinculados - como Emater, Iapar e Ceasa -, Instituto de Águas Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ocepar, Sebrae-PR e o Banco do Brasil.
''Esta é mais uma demonstração do interesse do governo estadual em desenvolver um trabalho conjunto para atingir os objetivos de fortalecer a economia, a agropecuária, o agronegócio e a agroindústria'', afirmou Beto Richa.
O secretário da Agricultura Norberto Ortigara explicou que as instituições participantes deverão disponibilizar estrutura técnica e informações de forma a contribuir com o estabelecimento de um cronograma de trabalho com metas, indicadores e mecanismos de acompanhamento e avaliação. Quatro projetos pilotos serão desenvolvidos num primeiro momento, entre eles o Café no Norte Pioneiro.