No mês de março, foi realizada a I Conferência Estadual sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, que reuniu mais de 40 mil participantes. Os pontos debatidos e propostas elaboradas foram levadas à I Conferência Nacional de Ater, realizada em abril em Brasília. O diretor presidente do Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, revela que a principal meta do Emater no Paraná é a criação de uma lei estadual de Ater que organize o funcionamento do setor. Outra demanda apresentada foi o aumento do repasse de recursos federais para o Emater, que hoje tem 90% do custeio mantido pelo Estado.
Niederheitmann lembra que o Instituto exerceu grande influência desde o início do agronegócio comercial no Paraná, sendo fundamental para a consolidação do sistema cooperativista e para obtenção do crédito rural. ''O nosso foco é a produção sustentável, com o uso de boas práticas, visando a geração de renda ao produtor e a preservação do meio ambiente'', esclarece.
Função social
Além de executar a transferência de tecnologias da pesquisa para o campo, o profissional da assistência técnica também desempenha relevante papel na difusão das políticas públicas de assistência social ao morador da zona rural. ''Para nós, a maior importância do técnico agrícola é levar ao produtor o acesso a políticas públicas e programas sociais destinados a famílias de baixa renda'', explica o engenheiro agrônomo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dant Danilo de Oliveira Macedo. No Paraná, pouco mais de 100 técnicos atuam em serviços ou instituições cadastradas pelo MDA, sendo responsáveis pelo atendimento de 10 mil famílias.
Macedo também reforça a importância desses profissionais para o acesso dos pequenos produtores ao financiamento agrícola. Segundo ele, os técnicos agropecuários são essenciais para o funcionamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pois são eles os responsáveis pela elaboração dos projetos e propostas para obtenção de crédito a ser utilizado nas propriedades.(M.F.)