Até 2020 será necessário ampliar a oferta mundial de alimentos em 20% e o Brasil terá papel fundamental neste processo
Até 2020 será necessário ampliar a oferta mundial de alimentos em 20% e o Brasil terá papel fundamental neste processo | Foto: Sérgio Ranalli



Considerado um dos principais eventos na programação da 57ª ExpoLondrina, o Fórum do Agronegócio reúne importantes lideranças dos diversos segmentos da cadeia produtiva para discutir "O Brasil e o Desafio de Alimentar o Mundo". O evento, organizado em parceria com a MMarchiori, e que tem o apoio da Folha de Londrina, realiza-se na próxima terça-feira (4), no Recinto Horácio Sabino Coimbra, no Parque de Exposições Ney Braga.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Afrânio Brandão, ressalta que o Brasil possui uma das maiores áreas agriculturáveis do mundo e terras muito produtivas. Segundo a OCDE-FAO (2015), até 2020 será necessário ampliar a oferta mundial de alimentos em 20%. E o Brasil, segundo Brandão, terá papel fundamental neste processo. Por isso, precisa investir em tecnologia e no aumento da produtividade.

Para justificar o crescimento dessa demanda por alimentos, o diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Eduardo Daher, aponta que, anualmente, o mundo precisa alimentar 80 milhões de bocas a mais, o que equivale a praticamente uma Alemanha inteira. Além disso, ele lembra que as pessoas estão vivendo por mais tempo, a expectativa de vida que, na década de 60 era em torno de 63 anos, em pouco tempo chegará a 80 anos.

"Isso exigirá a produção de mais alimentos no mesmo espaço de terra já existente, mas não podemos pensar em desmatamento", afirma. Para ele, no mundo atual, totalmente conectado, é possível usar ferramentas tecnológicas para promover uma melhor distribuição de alimentos para a população. Este será um dos tópicos de discussão levantados pela Abag durante o evento em Londrina.

O fórum contará com cinco painéis com os temas: "O Brasil e o desafio de alimentar o mundo"; "Sustentabilidade e interação na cadeia produtiva: o exemplo do Brasil para o mundo"; "Agricultura, tecnologia e inovação sustentável"; "O Brasil e a Pecuária Sustentável"; e "Comunicação entre o urbano e o rural: por que não se falam?". As discussões vão tratar da agricultura, tecnologia, inovação e sustentabilidade no campo.

DESBUROCRATIZAR A PRODUÇÃO
"Temos um potencial de crescimento extraordinário. Já somos o maior exportador líquido de alimentos do planeta, mas podemos triplicar a produção de alimentos na mesma área hoje ocupada sem desmatamento", avalia o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Marcelo Vieira. Segundo ele, isso será possível a partir da redução das pastagens para criação de gado. "Modelos de integração entre lavoura e pecuária melhoram o retorno dos pecuaristas e tornam a produção mais rentável", afirma.

Vieira acrescenta que, em termos de política interna, representantes do agronegócio já iniciaram as negociações com o governo federal para reestruturar a regulação do setor de produção de alimentos, que hoje é bastante abrangente, burocrática e agregadora de custos. "Precisamos de uma regulação mais eficaz e objetiva", aponta.

Para o presidente da SRB, o país tem uma produção bem regulamentada, lei trabalhista que favorece o homem do campo, uma das legislações ambientais mais completas do planeta, mas falta mostrar tudo isso ao mercado mundial. "Para que sejamos valorizados internacionalmente e garantirmos acesso aos principais mercados, temos que mostrar ao mundo que temos uma produção sustentável, responsável, socialmente justa e correta", argumenta.

Serviço
Evento: Fórum do Agronegócio – O Desafio de Alimentar o Mundo
Data: 4 de abril
Local: Parque de Exposições Ney Braga – Londrina (PR)
Horário: das 8h às 18h
Inscrições gratuitas e limitadas pelo e-mail: [email protected] ou pelo site
Mais informações: (43) 3378-2063