A nova linha de colheitadeiras da New Holland traz uma evolução dos atuais modelos de duplo rotor, tecnologia exclusiva da marca
A nova linha de colheitadeiras da New Holland traz uma evolução dos atuais modelos de duplo rotor, tecnologia exclusiva da marca | Foto: Divulgação


Se décadas atrás as tecnologias demoravam anos para chegar no País e só daí o produtor rural tinha acesso a elas, nos últimos anos, a dinâmica no agronegócio brasileiro mudou bastante. O cenário é praticamente de simultaneidade com o que é lançado lá fora. Mais do que isso: as empresas desenvolvem máquinas em solo nacional, as testam nas mais variadas situações e regiões e, posteriormente, começam a exportar essa tecnologia para o mundo.

Um exemplo disso é a semeadora PL 6000, desenvolvida pela New Holland em Piracicaba (SP). O equipamento promete integrar desempenho operacional e qualidade de distribuição de sementes e fertilizantes.

Nos dados de campo da marca, a nova semeadora gerou um aumento médio de 30% no rendimento operacional comparado aos principais concorrentes, devido à economia de tempo na manutenção diária (somente dois pontos de lubrificação em toda a máquina), à autonomia da caixa de sementes e de adubo, além da maior velocidade de plantio. Todas essas vantagens somadas representam uma disponibilidade mecânica diária de até três horas a mais nas mesmas aplicações dos concorrente. "Esses equipamentos trabalham em solos argilosos, arenosos, inclinados, áreas uniformes. Todas essas configurações de solo só existem no Brasil e, assim, posteriormente podem ser vendidas lá fora", explica diretor de mercado Brasil da New Holland, Alexandre Blasi.

Já a nova linha de colheitadeiras CR EVO são totalmente fabricadas em Sorocaba (SP), uma evolução dos atuais modelos de duplo rotor, tecnologia exclusiva da marca. Com isso, a debulha acontece de forma eficiente, com uma separação perfeita. Os dois rotores e os côncavos de grandes dimensões realizam uma fricção suave em toda a sua extensão, grão a grão, com elevada força centrífuga, o que contribui para uma grande capacidade de debulha e separação e a máxima qualidade do grão.

As principais evoluções da linha EVO está na implementação de um novo canal alimentador, também chamado no campo de "garganta" da máquina. O alimentador foi reforçado em todos os modelos para garantir um maior fluxo de palha. Além disso, há ainda a opção do exclusivo sistema ASP para detecção eletrônica de pedras nos modelos CR5.85 e CR6.80. O sistema de limpeza foi melhorado para entregar mais desempenho em qualquer condição de cultura.