O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou na sexta-feira (11) edital para a contratação temporária de 300 veterinários para trabalhar na inspeção nas linhas pré e pós morte (antes e depois do abate) dos frigoríficos. Os profissionais serão admitidos pelo período de um ano, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano. O salário será de R$ 6.710,58. A Esaf (Escola de Administração Fazendária) é a organizadora responsável pela seleção. Do total de vagas, 20% serão reservadas para pessoas negros.

As contratações foram solicitadas pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, ao ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, no fim de junho, com o objetivo de superar problema criado pela necessidade de contratar auditores fiscais até que seja realizado concurso público para aumentar o quadro desses profissionais.

Os candidatos devem ter diploma de curso superior em medicina veterinária e registro ativo nos conselhos regionais ou federal de medicina veterinária. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas no site da Esaf (www.esaf.fazenda.gov.br) de 14 a 20 de agosto. A taxa é R$ 100. A prova objetiva, composta de 40 questões, será aplicada no dia 17 de setembro e o resultado será divulgado no dia 6 de novembro. Também serão avaliados a experiência dos candidatos e seus títulos. As questões objetivas serão aplicadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina.