O novo produto entra no mercado após 5 anos de pesquisa, sendo testado em 12 estados brasileiros
O novo produto entra no mercado após 5 anos de pesquisa, sendo testado em 12 estados brasileiros | Foto: Adama/Divulgação



A combinação tripla de princípios ativos é a aposta da Adama (leia-se Adamá), na produção de um fungicida para o combate à ferrugem da soja. O Cronnos, que está em fase de pré-lançamento e estará disponível no mercado em 2018, foi apresentado à imprensa na terça-feira (15), na sede da indústria, em Londrina. Segundo o gerente de produtos, Leandro Garcia, o novo produto resulta de cinco anos de pesquisas e testes, e é o único no mercado que conta com um protetor multissítio entre seus princípios ativos. "Esta combinação proporciona proteção completa para a soja, já que todos os mecanismos de ação do produto atuam diretamente no fungo e de diferentes formas, dificultando sua entrada e sua evolução na planta."
A ferrugem asiática, que chegou às lavouras brasileiras em 2001, é considerada atualmente uma das mais destrutivas doenças da soja. Segundo dados do Consórcio de Ferrugem, da Embrapa, somente na safra 2016/2017 foram registradas 415 ocorrências do fungo, o que pode significar perdas de até 80% da produção de uma lavoura e o prejuízo de até US$ 2 bilhões aos sojicultores. E o que tem assustado a pesquisa é que os produtos disponíveis no mercado têm perdido eficácia ano após ano e, ao longo do tempo, foram detectados casos de resistência aos produtos tradicionais, devido à mutação do fungo.

Garcia informou que, nestes cinco anos, o novo fungicida foi testado em 500 ensaios distribuídos em 100 municípios de 12 estados do País. Associando o nome do produto à sua proposta de ação, a multinacional, coloca que, como na mitologia grega na qual Cronnos é conhecido como o deus do Tempo, ele propõe parar o tempo da ferrugem e prolongar o tempo de controle por se tratar de um produto inovador de múltipla ação. Entre as características do fungicida apresentadas pelo fabricante, esta a alta aderência às folhas da soja e de evitar o entupimento dos bicos dos pulverizadores. "Esta combinação dos modos de ação do Cronnos faz com que o agricultor evite fazer as indesejáveis misturas em tanque que, além de irregulares, são sinônimo de perda de tempo", ressalta Garcia. Ele alerta que o produto não deve ser aplicado de forma sequenciada, mas sim como parte de um programa de rotação de princípios ativos.

O fitopatologista Maurício Meyer, da Embrapa Soja, disse que o Cronnos foi testado pelo Consórcio Antiferrugem com bons resultados. O uso de dois princípios com ação específica mais o princípio multissítio, segundo ele, ajuda na estratégia de resistência do fungo aos fungicidas. "Nos resultados dos ensaios a eficácia de controle foi de 65%. Quando apareceram os primeiros produtos o controle da doença era de 80%. Mas hoje não se consegue mais esses resultados." O pesquisador destacou que a rapidez na mutação de genes do fungo, e consequentemente, a resistência aos produtor de controle tem assustado a pesquisa e as empresas. Por isso, reforça a necessidade da rotação de produtos, com modos de ação diferentes para matar o fungo e prolongar a eficiência do fungicida.

USO CORRETO
A Adama, segundo o presidente da indústria no Brasil, Rodrigo Gutierrez, tem 270 ingredientes ativos registrados no mundo, o que a coloca entre as principais empresas de defensivos no mundo. No País possuem duas unidades, uma em Taquari (RS) e a sede em Londrina. A capacidade de produção de cerca de 170 milhões de litros/ano, com faturamento de mais de R$ 1,5 bi em 2016.

Gutierrez disse que a curto prazo a empresa não irá investir em produtos biológicos, mas tem se dedicado em criar mecanismos e ferramentas que contribuam para o uso de defensivos de forma correta. O uso adequado dos produtos, além de reduzir o número de aplicações , causa menos impactos ao ambiente e mantém sua funcionalidade por mais tempo, resume. Uma das estratégias é a criação de aplicativos para auxiliar o produtor na condução da lavoura. A companhia investe anualmente 1,5% do seu faturamento para a criação desses serviços agrodigitais.

O primeiro aplicativo desenvolvido pela Adama para o mercado brasileiro foi o Adama Alvo, um serviço gratuito para identificação de pragas, plantas daninhas e doenças em seis culturas brasileiras, que já possui mais de 120 mil downloads.