Pesquisadores, técnicos, produtores, lideranças do setor industrial e representantes de toda a cadeia produtiva participam da 7ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT) e do 8º Fórum Nacional do Trigo, de 27 a 30 de agosto, em Londrina. A promoção é da Embrapa Trigo, Fundação Meridional e Cooperativa Integrada, com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e Sociedade Rural do Paraná (SRP). Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Soja e Embrapa Produtos e Mercado são instituições parceiras. Os eventos serão realizados no Parque de Exposições Governador Ney Braga.
Discussões sobre o crescimento e desenvolvimento dos sistemas de produção de trigo e triticale serão enriquecidas e aprofundadas com os debates programados pelo Fórum. A importância econômica, social e comercial do trigo será o destaque do evento, concretizada nas reflexões sobre a produção, comercialização e industrialização do cereal. Debates ampliados sobre o produto no Brasil são prioridade para todo os componentes da cadeia produtiva do trigo. Preço, falta de liquidez e opções de cultivo estão entre as principais preocupações.
O Fórum Nacional do Trigo será aberto no dia 27 de agosto, às 19h30, com a conferência "Política agrícola para a produção do trigo no Brasil".
No dia 28, a partir das 8h30, a programação prossegue com uma conferência sobre o mercado, com abordagens sobre logística, preço mínimo, seguro, mecanismos de apoio à comercialização, tributação, importação e exportação de trigo. Na sequência, debates vão abrir espaço para a visão dos produtores, da indústria e de questões tributárias do mercado.
Os temas serão aprofundados no período da tarde nos painéis "Futuro do Trigo no Brasil" e "Qualidade industrial e pós-colheita", seguidos de debates.
A Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale será realizada no dia 29 com a palestra "A importância do trigo em sistemas de produção de grãos no Paraná", seguida dos trabalhos das subcomissões. A partir das 18 horas, haverá a sessão Pôster.
No dia 30, estão previstas a finalização dos trabalhos e atas das subcomissões, a sessão plenária final e premiação dos melhores trabalhos.

Câmara Setorial
A 7ª RCBPTT e 8º Fórum Nacional do Trigo serão precedidos da Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva das Culturas de Inverno, que será realizada durante o dia 27 de agosto.
Outras informações no site: www.reuniaotrigo2013.com.br.