A preocupação com o meio ambiente já é uma realidade na produção agrícola do Paraná. Produtores mais conscientes perceberam que a prática da conservação ambiental tem mudado a imagem de que o agronegócio é o vilão dos biomas existentes no País.

Hoje, grande parte dos agricultores visa produzir alimentos sem gerar grandes malefícios ao campo. A logística reversa, principalmente no que diz respeito à devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas, é uma das ações sustentáveis que estão sendo aplicadas na lavoura.

Atualmente o Paraná destina mais de 97% de suas embalagens de agroquímicos para reciclagem. Só no ano passado foram recolhidas em torno de 5 mil toneladas. Para este ano a tendência de recolhimento no Estado é ainda maior.

O motivo se dá pelo crescimento na área plantada de milho e soja nas últimas safras, o que demandou um aumento de aplicação de defensivos. De acordo com o coordenador do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Caio Fernandes, em breve o Paraná terá potencial de recolher até 100% das embalagens descartadas.

Leia a reportagem completa de Ricardo Maia em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.

Leia Também:

Paraná se destaca no sistema

Destinação correta garante ‘saúde’ ao solo

Cooperativas apoiam o Campo Limpo

Logística reversa enfrenta dificuldades