Imagem ilustrativa da imagem Giro Técnico chega a 23 municípios do Paraná
| Foto: Claudine Seixas/Divulgação



Pesquisadores da Embrapa e extensionistas da Emater iniciaram na última segunda-feira (27), o Giro Técnico da soja - safra 2017/2018, encontros que serão realizados em 23 município do Paraná para demonstrar resultados a campo e debater a adoção de boas práticas agrícolas no Estado.

O Giro Técnico irá reunir aproximadamente 1 mil produtores nos eventos que serão realizados em URs (Unidades de Referência), instaladas em lavouras de produtores de soja, assistidos pela Emater. Essas URs são conduzidas pelos produtores, a partir de protocolos de boas práticas agrícolas, definidos pela Emater e pela Embrapa. "Pretendemos reunir técnicos, lideranças locais e produtores de cada região e debater os desafios na condução das lavouras, assim como incentivar a adoção de práticas sustentáveis que trazem benefícios econômicos e ambientais", diz o pesquisador da Embrapa André Prando. O coordenador do projeto grãos da Emater, Nelson Harger, afirma que o Giro Técnico possibilita a troca de informações e também oferece a oportunidade para apresentação dos resultados obtidos.

O primeiro evento foi realizado em Doutor Camargo, no dia 27 de novembro e se estendeu durante a semana aos municípios de Atalaia, São Jorge do Ivaí, Itambé, Ubiratã, Nova Aurora, Vera Cruz do Oeste, Terra Roxa. Até o dia 15, o grupo se reúne em mais 15 municípios: Maringá, Floraí, Marialva, Arapongas, Santa Mariana, Andirá, Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Reserva, Palmeira, Antônio Olinto, Pato Branco, Boa Esperança do Iguaçu.

Imagem ilustrativa da imagem Giro Técnico chega a 23 municípios do Paraná



A programação do Giro Técnico prevê o debate sobre diferentes aspectos do manejo integrado de pragas e doenças, práticas de inoculação e coinoculação e tecnologia de aplicação de agroquímicos.

O evento vem sendo realizado há vários anos. Na safra 2016/2017, foram instaladas 163 URs, em propriedades rurais de 75 municípios assistidos pela Emater, no Paraná. Os resultados obtidos nessas URs foram consolidados em duas publicações: Resultados do Manejo Integrado de Pragas da soja na safra 2016/17 no Paraná e também Monitoramento de Phakopsora pachyrhizi para tomada de decisão do controle da ferrugem-asiática da soja: relato da experiência da Emater-PR na safra 2016-2017.

Agricultores e técnicos interessados em participar dos eventos podem obter mais informação nos escritórios da Emater do seu município.