No Multi Agro desta semana, Luly Barbero vai até a Fazenda Cachoeira para conhecer uma história muito importante para o Paraná: a importação de gado indiano para o Estado na década de 1960. Celso Garcia Cid, que era apaixonado pela raça zebu, tinha o sonho de trazer os animais para o Brasil e conseguiu.

A apresentadora conversa com Guilherme Garcia Cid e Gabriel Garcia Cid, netos de Celso, que tocam o negócio atualmente. Guilherme conta que o avô, um imigrante espanhol, chegou no Brasil no final dos anos 1920. "Ele começou a empresa de ônibus antes da fazenda, mas sempre teve o sonho de trabalhar com uma fazenda e em 1957 colocou em prática o plano de importar gado zebu da Índia." Foram realizadas duas importações: uma 1960 e outra em 1962. Seu Celso trouxe três raças zebuínas: gir, guzerá e nelore, que são criadas na propriedade até hoje.

Luly fala também com Wilmar Sachetin Marçal que explica as características do gado nelore. Segundo o veterinário, o nelore é um animal que "com uma boa nutrição e uma boa genética, ganha peso rápido. Além disso, é desmamado em época oportuna e se torna adulto de uma forma muito precoce". Ainda de acordo com Wilmar, os diferenciais da Fazenda Cachoeira são a boa alimentação fornecida aos animais e o bom manejo sanitário.

Gabriel Garcia Cid, também neto de Celso, diz a Luly como são feitas a seleção e comercialização do gado na fazenda. Ele conta que desde 1960 realizam uma triagem de geração em geração, que seleciona as melhores vacas, que produzem os melhores bezerros, os mais pesados.

Sobre a comercialização, Gabriel relembra os grandes leilões que eram feitos na Cachoeira. Atualmente, como informa, graças à tecnologia os leilões são realizados on-line e não mais na propriedade.

O programa vai ao ar no próximo domingo às 8h na Multi TV (canal 20 da NET) e terá reprises diárias.