Por entender a necessidade de impulsionar entre a agricultura familiar a adoção de medidas alternativas para a geração de energia renovável é que a FETAEP (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná) está promovendo o Seminário de Meio Ambiente, que começa amanhã (dia 17), às 8h30, e segue até sexta (dia 18), às 13h. O evento acontece em Curitiba, no auditório do Hotel Nacional Inn (R. Lourenço Pinto, 458 - Centro).

São aguardadas cerca de 60 lideranças sindicais das dez regionais da FETAEP (Oeste, Campo Mourão, Sudoeste, Noroeste Umuarama, Noroeste Paranavaí, Curitiba, Centro-Sul, Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí) que juntas irão intensificar os debates em torno das possibilidades que o campo apresenta quando o assunto é a utilização de energias renováveis e preservação do meio ambiente.

Ao todo serão seis palestras: "Código Florestal e o CAR (Cadastro Ambiental Rural)", "Políticas Públicas de Meio Ambiente para a Agricultura Familiar", ambas com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP); "Exploração do Gás Xisto", "Produção e Utilização das Fontes de Energias Renováveis", apresentadas pelo EMATER e pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (Abrapch); "Experiências com Energias Renováveis", com a Itaupi Binacional; e, por fim, o "Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná", apresentado pela própria FETAEP.

Para o secretário de Meio Ambiente da FETAEP, Alexandre Leal, toda a programação foi construída a fim de reafirmar o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), que é um grande patrimônio do MSTTR, motivando assim a implementação e domínio da sustentabilidade também pelas energias renováveis. "As possibilidades são várias: energia solar, eólica, biogás a partir de dejetos da criação e por aí vai. Cada um pode fazer a sua parte na implementação de técnicas mais saudáveis com certeza teremos um melhor cenário ambiental dentro dos próximos anos", comenta.

Nesta etapa, o processo formativo destina-se às lideranças regionais. Porém, a FETAEP já avalia em levar estas palestras para as regionais e municípios com o objetivo de atingir diretamente os agricultores familiares.

Seminário de Meio Ambiente
Curitiba, Hotel Nacional Inn (Rua Lourenço Pinto, 458, Centro)
Dias 17 e 18 de agosto.
A partir das 8h30
Realização: FETAEP / Apoio: SENAR