O prédio da unidade experimental tem capacidade para 200 animais adultos ou 400 leitões
O prédio da unidade experimental tem capacidade para 200 animais adultos ou 400 leitões | Foto: Divulgação



A empresa holandesa De Heus, que atua no segmento de nutrição de suínos, bovinos e aves, inaugurou esta semana, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), um Centro Experimental para Pesquisas em Nutrição de Suínos, que contou com a presença da comunidade acadêmica da região e também os diretores da empresa internacional.

Com investimentos de aproximadamente R$ 250 mil, o prédio da unidade experimental possui 350 metros quadrados e conta com 40 baias. Cada baia tem a capacidade de receber até cinco animais adultos ou 10 leitões desmamados, ou seja, no espaço cabem 200 animais grandes ou 400 leitões. A unidade - construída em quatro meses - conta ainda com uma sala de manipulação de material, escritório, sanitários e rampa de carga e descarga. Ali, serão desenvolvidos pesquisas e experimentos em intercâmbio com o Centro de Excelência da empresa na Holanda, com foco em promover a melhoria contínua em produção e gestão nutricional de suínos.

Vale dizer que a UEL é um dos polos de excelência no Brasil em ciência voltada à produção animal sustentável. "Pesquisas que valorizam a alimentação final, a qualidade da carne consumida por humanos, é uma tendência global", explica o professor Caio Abércio da Silva, do Departamento de Zootecnia, chefe da Divisão de Produção Animal da Fazenda Escola da UEL, e intermediador na parceria com a De Heus. "Estamos satisfeitos com esse novo espaço, que multiplica o potencial de pesquisa, mais conhecimento e estudos e uma formação de mais qualidade aos nossos alunos", completa a reitora da universidade, Berenice Quinzani Jordão.

O diretor-presidente da companhia, Hermanus Wigman, destacou a importância da parceria. "A De Heus sempre buscou, também, oportunidades para impulsionar a evolução tecnológica da nutrição animal por meio de parcerias com o mundo acadêmico, integrando a excelência científica da universidade com a multiplicidade e o dinamismo do conhecimento técnico de campo, gerando tecnologia nutricional de vanguarda e com alto potencial de eficiência", destacou.

Com presença em 50 países do mundo, a companhia ainda se considera pequena no Brasil e vislumbra crescimento. Em cinco anos, triplicou o montante das operações. "Fazemos um esforço para compartilhar conhecimento com profissionais do mundo todo, integrando e trocando informações na nutrição para suínos. Prezamos pela alimentação responsável e saudável, com a consciência da redução de medicamentos e antibióticos nas rações, e sabendo que a demanda animal está crescendo, porém, os recursos são escassos", salientou o holandês Martin Rijnen, diretor global de nutrição da empresa.

Agora, o próximo passo é a inauguração de um Centro de Distribuição do Nordeste, em Caruaru, em Pernambuco, com foco em aproximar e agilizar o atendimento das demandas aos clientes da companhia na região. Hoje é impossível imaginar progresso continuado e sustentável sem a geração contínua de novos conhecimentos que produzam melhorias econômicas e avanços em nossa capacidade de fazer as coisas, aumentando sempre a eficiência, os resultados, a conservação dos recursos e a qualidade de vida das pessoas", complementou Wigman.