Rally da Pecuária 2017 avalia bovinocultura no PR
O Paraná será o ponto de partida da Equipe 2 do Rally da Pecuária 2017, maior expedição técnica privada do Brasil, com foco na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras. Os técnicos chegam a Cascavel neste domingo (14), e na segunda-feira (dia 15) seguem Londrina, onde realizam o evento técnico "Produtividade e Eficiência: o que era diferencial agora é sobrevivência", no Hotel Cristal Palace, às 19 horas. Na terça-feira (16) visitam propriedades na região e depois seguem para Presidente Prudente (SP) e, na sequência Frutal (MG) e Uberlândia (MG).

Logística e metodologia do Rally
O Rally da Pecuária ocorre entre 8 de maio e 18 de agosto, levando a campo sete equipes que percorrerão cerca de 70 mil quilômetros em 11 estados responsáveis por 86% da produção de carne e 82% do rebanho nacional - Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre. A expedição é organizada pela Agroconsult e patrocinadores. O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição podem ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br.

Adjuvante agrícola na aplicação de herbicidas
Alcançar um bom controle fitossanitário da lavoura é essencial para o desenvolvimento dos cultivos ao longo do seu ciclo produtivo. Adicionados às caldas dos defensivos, os adjuvantes agrícolas (óleo mineral) facilitam a aplicação do herbicida, permitindo uma maior cobertura da planta e menor grau de evaporação do produto. Com isso, evita-se o desperdício e potencializa-se o controle de pragas e doenças.

Adjuvante agrícola: funções do óleo mineral
De acordo com o engenheiro agrônomo Paulo Rodrigues, da Packblend, dentre as funções conhecidas do óleo mineral duas se destacam. "A primeira é a anti-deriva, onde a taxa de evaporação e os efeitos do vento são reduzidos garantindo assim uma melhor deposição das gotas sobre o alvo. A segunda função é de proporcionar um efeito emoliente/espalhante, ou seja, aderindo melhor gotas compostas também por outros produtos formulados, melhorando a distribuição sobre o alvo", conta. Além dos efeitos, destaca que o uso do óleo mineral se faz para todas as culturas, desde que o produtor esteja orientado por um profissional habilitado.