Imagem ilustrativa da imagem DIRETO DO CAMPO
| Foto: Arquivo Folha
Iapar tem nova tecnologia para colheita de feijão Uma antiga demanda dos produtores foi finalmente viabilizada pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em parceria com a empresa Incomak, de Jandaia do Sul (PR) – colher feijão com a mesma plataforma das colheitadeiras utilizadas em lavouras de soja e de trigo. O pesquisador Hevandro Colonhese Delalibera, que coordena o projeto, explica que a ideia é aumentar a quantidade de "dedos" no molinete, uma adaptação simples para alcançar as plantas mais baixas, perto do chão. "Basta fazer a alteração para colher feijão e, depois, retornar ao sistema original quando voltar à colheita de soja ou trigo", explica.



Custo
Delalibera afirma que o custo da adaptação é baixo, pois se resume à compra de mais "dedos" para o molinete. "Dependendo do fabricante, também pode ser necessário adquirir o tubo de suporte", acrescenta.
O pesquisador estima que as perdas em colheitas com a plataforma modificada não chegam a 7%, o que é considerado um valor baixo. "Com o mecanismo padrão de fábrica, esse valor fica em torno de 10% para a cultura do feijão", diz.

Adaptação
Ainda de acordo com Delalibera, também é possível usar a adaptação para colher lavouras de soja que enfrentaram problemas durante o ciclo e apresentam plantas pouco desenvolvidas, com pequena expectativa de produtividade.
O projeto é realizado com recursos do programa Tecnova de estímulo à inovação tecnológica na micro e pequena empresa. Conta ainda com o apoio da Fundação Araucária e da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro).

Produtividade do milho safrinha
Cultura de sucessão à soja, o milho safrinha se apresenta como uma importante fonte de renda para o produtor brasileiro, contribuindo, consequentemente, com a rentabilidade agrícola de todo o País. Só na temporada 2015/2016, o total colhido na segunda safra, no Brasil, foi de aproximadamente 40,8 milhões de toneladas, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo o engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente técnico de grãos da Alltech Crop Science, um sistema radicular bem formado é essencial neste processo, pois permite "fixação da planta no solo, absorção de água e nutrientes presentes na terra e produção de hormônios extremamente importantes para o desenvolvimento não só das raízes, mas da planta como um todo", explica. De acordo com o especialista, um bom enraizamento pode contribuir para um incremento de produtividade entre 6% e 12% na safrinha.