Prêmio Agrinho 2016
No próximo dia 24 de outubro, milhares de estudantes e professores de todas as regiões do Paraná irão se reunir no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para a premiação do Concurso Agrinho 2016. Na ocasião serão conhecidos os projetos pedagógicos, redações e desenhos vencedores do concurso, que tem como objetivo central estreitar as relações entre o campo e a cidade. Desenvolvido há 21 anos pelo Senar-PR, o Programa Agrinho tem como objetivo promover nas salas de aula a discussão e a reflexão sobre temas transversais à educação, como saúde, segurança pessoal e ambiental, principalmente junto às crianças do meio rural.

279 premiados
Nesse ano, foram enviados 6.595 trabalhos para participar do Concurso Agrinho, sendo 6.148 de escolas públicas e 447 de escolas particulares. São 279 premiados. Os estudantes e professores recebem como prêmio tablets na etapa regional (rede pública de ensino) e na etapa estadual (rede pública e particular de ensino) os estudantes recebem notebooks, enquanto que os docentes premiados levam para casa cinco carros zero quilômetro. Outras categorias do concurso são a Escola Agrinho e o Município Agrinho.

Imagem ilustrativa da imagem Direto do Campo
| Foto: Arquivo FOLHA
Padronização da rotulagem de carne bovina
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está preparando proposta, em comum acordo com o setor produtivo, para definição e padronização de parâmetros de qualidade para rotulagem de cortes de carne bovina "in natura", estabelecidos com base em critérios científicos reconhecidos. O assunto foi debatido na 45ª Reunião da Câmara Setorial, no dia 4 de outubro.



Agregar valor
A Lei nº 12.097/2009 prevê a possibilidade de serem instituídos sistemas de rastreabilidade de adesão voluntária, com regras acordadas entre as partes, sob gestão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para os membros da Câmara Setorial, a fixação de parâmetros de qualidade permitirá que se agregue valores ao longo da cadeia produtiva da carne bovina. Além de representar vantagens para pecuaristas e estabelecimentos de abate, a medida vai introduzir novas garantias de qualidade diferenciadas para consumidores.

Classificação de carcaças
Com a responsabilidade atribuída aos representantes do setor privado em definir quais atributos da carne serão considerados, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) propôs que os critérios de rotulagem de carne bovina "in natura" sejam estabelecidos após as novas definições de classificação de carcaças. Segundo a Abiec, os padrões de cortes da carne bovinas, tecnicamente chamados de tipificação, somente podem ser determinados após a classificação das carcaças.

Revisão da Instrução Normativa
A revisão da Instrução Normativa (IN) 09/2004, que prevê a elaboração de um Sistema Nacional de Classificação de Carcaças de adesão voluntária, tanto por parte dos frigoríficos quanto por parte dos pecuaristas, encontra-se em fase de debate na Comissão de Bovinocultura de Corte da CNA. A expectativa é de que até o final do ano, seja formalizada uma proposta junto à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina do Mapa.