Imagem ilustrativa da imagem Direto do Campo
Soja transgênica
O Custo Operacional Efetivo (COE) da soja transgênica nas regiões do Cerrado e do Sul do País aumentou no primeiro semestre de 2016 frente ao mesmo período de 2015, segundo cálculos realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para esse resultado, foi considerada a compra de insumos das safras 2015/16 e da 2016/17 nos seis primeiros meses dos respectivos anos.



Gastos
Fungicidas e inseticidas foram muito representativos no COE nesse período. No entanto, em algumas regiões, os gastos com herbicidas superaram os com inseticidas. Para todas as regiões analisadas pelo Cepea, houve retorno positivo sobre o custo operacional (RRCO – Retorno Sobre o Custo Operacional), com a região Sul se destacando, com retornos superiores a 50% em 2016.

Iniciativa 2,4-D
No primeiro semestre de 2016, a Iniciativa 2,4-D realizou 14 treinamentos para técnicos e produtores rurais, que abordaram o papel das boas práticas agrícolas no combate das plantas daninhas, além da apresentação de aspectos técnicos do 2,4-D, herbicida que tem função importante neste cenário, por conta da baixa probabilidade de desenvolvimento de resistência a seu modo de ação. A iniciativa também apoiou eventos sobre tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, dentro da Campanha Plante Seu Futuro, do governo do Paraná, capacitando mais de 600 agricultores.

Sementes
Estão abertas as inscrições para a venda de sementes de milho crioulo pixurum e de milho variedade Al Bandeirantes para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Mato Grosso do Sul. A compra será feita por intermédio da superintendência regional, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A habilitação e a proposta de venda deverão ser entregues até às 17h30 do dia 19 de setembro na sede da Conab, em Campo Grande. A Conab irá adquirir um total de 240,5 mil quilos de sementes de milho de agricultores familiares.

Bônus
Foi publicada no início do mês, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria que define os produtos que receberão o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) para os financiamentos dessas culturas em setembro. Entre eles estão açaí (fruto), babaçu (amêndoa), borracha natural (heveicultura), cacau (amêndoa), cará/inhame, laranja, leite, trigo e triticale. O produto com o maior bônus este mês é o babaçu (amêndoa), com 61,67%, para o Pará. Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de agosto de 2016. O período de validade é de 10 de setembro a 9 de outubro de 2016.