As cooperativas também desempenham ações de orientação aos cooperados e implementam medidas de bem-estar em suas estruturas. Com a ausência de uma legislação específica, cada associação mantém um projeto próprio de bem-estar com foco na busca de produtividade. ''As equipes técnicas são treinadas para orientar os produtores a ter eficiência produtiva dentro das melhores condições de saúde e qualidade de vida para os animais'', explica o veterinário e assessor técnico da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Alexandre Monteiro.
A Cooperativa Frimesa, de Medianeira, Oeste do Estado, promove capacitações anuais junto a equipe técnica, de transporte e dos frigoríficos para unificar as ações de bem-estar e, dessa forma, evitar prejuízos na matéria-prima e na qualidade do produto final. ''Orientações sobre manejo, trato dos animais, limite de lotação nos caminhões e a estrutura apropriada dos veículos são necessárias para cumprir as exigências de excelência de qualidade da cooperativa'', ressalta a veterinária e supervisora da área de suínos da Frimesa, Fabiane Bachega.
No total, cerca de 100 colaboradores passam por treinamentos seguindo as normas do Programa Steps e, na sequência, aproximadamente 800 cooperados são capacitados para atender aos critérios da indústria. ''Esse trabalho precisa envolver todos os elos da cadeia porque tem como objetivo buscar a qualidade da matéria-prima e reduzir as perdas, tanto em qualidade quanto em volume de carcaça aproveitado'', salienta. Segundo Fabiane, o manejo inadequado pode ocasionar mortalidade do animal, ou ainda lesões e estresse que impedem a produção de alimentos de qualidade. ''Com matéria-prima de má qualidade, não há como ter produto de qualidade e, por isso, é importante conscientizar sobre as práticas de bem-estar desde a criação do leitão até o abate'', orienta. (M.F.)