O presidente da SRP Afrânio Brandão não esconde o otimismo para esta edição da feira apoiado no cenário de safra recorde, queda nos juros e expectativa de baixa na inflação
O presidente da SRP Afrânio Brandão não esconde o otimismo para esta edição da feira apoiado no cenário de safra recorde, queda nos juros e expectativa de baixa na inflação | Foto: Saulo Ohara



Não dá para negar: o agronegócio é um daqueles setores econômicos que sempre está de olho no futuro. A safra que está por vir, a tecnologia que será lançada, a abertura de um mercado novo para exportar e até o preço futuro da commodity. Características importantes e muito bem trabalhadas pelo Brasil e, claro, o Paraná, que espera uma melhora significativa do PIB do agronegócio deste ano, principalmente devido à expectativa da supersafra de grãos.

Na ExpoLondrina 2017 - que começa hoje e segue até o dia 9 de abril, no Parque de Exposições Governador Ney Braga - o otimismo é evidente entre expositores de animais, comerciantes, setor de maquinários agrícolas e demais tecnologias. Com o tema "Agronegócio, Tecnologia e Novos Horizontes", a Sociedade Rural do Paraná (SRP) mostra a preocupação com o futuro do segmento e ao longo dos 11 dias de feira apresenta exemplos práticos de como produtores e criadores podem crescer após a turbulência econômica vivida. A expectativa é que aproximadamente 500 mil pessoas passem pelo local com uma movimentação de negócios de cerca de R$ 400 milhões, números próximos aos do ano passado.

No leque de atividades, estão exposições de animais, leilões, palestras técnicas, comércio de equipamentos agrícolas, concessionárias, cursos para pequenos e grandes produtores, além do pavilhão Smart Agro, que abrigará a segunda edição do Hackathon Paranaense de Agronegócio, com foco no desenvolvimento de aplicativos para o agro.

O presidente da SRP, Afrânio Brandão, em seu primeiro ano à frente da Expo, se mostra bem otimista pelo que está por vir. "Em 2016, foi o ano de impeachment da presidente Dilma. Agora, estamos num cenário de maior safra do Brasil, queda nos juros e uma expectativa de inflação abaixo de 4,5%. Além disso, é o primeiro mês nos últimos dois anos que houve um aumento do emprego, num País com quase 13 milhões de desempregados", pondera.

Para retomar os números do agronegócio depois de uma queda no PIB de 6,6% no ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Afrânio não tem dúvidas que isso passa pela alta produtividade das lavouras paranaenses. "O Brasil tem o desafio de alimentar o mundo e a tecnologia exerce papel fundamental nisso. Temos que aumentar a produção sem aumentar a área agriculturável, evitando o desmatamento. Isso só é possível melhorando a produtividade com tecnologia".

Entre as palestras e cursos, o presidente da SRP destaca o foco em assuntos que, de fato, estão destinados ao setor produtivo, apontando soluções principalmente para os pequenos produtores. "Dia 4 de abril, por exemplo, teremos o Fórum do Agronegócio, com palestrantes de altíssimo nível, envolvendo as mais diversas áreas de atuação", complementa.