O trator movido a biometano T6.140 emite 80% menos gás carbônico e gera uma economia de 40% em relação ao diesel; protótipo foi apresentado em agosto na Expointer
O trator movido a biometano T6.140 emite 80% menos gás carbônico e gera uma economia de 40% em relação ao diesel; protótipo foi apresentado em agosto na Expointer | Foto: Fotos: Divulgação
Tratores compactos cabinados estão entre as novidades da indústria neste ano, como o modelo da Série MF 4200, lançado na feira de Esteio (RS)
Tratores compactos cabinados estão entre as novidades da indústria neste ano, como o modelo da Série MF 4200, lançado na feira de Esteio (RS)



As próximas inovações tecnológicas no setor rural passam obrigatoriamente pela adequação ao Programa de Controle de Emissões Veiculares para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias Fase 1 (Proconve MAR-1), do governo federal. A legislação prevê que todos os tratores, plantadeiras e colheitadeiras com potência de 100 cavalos ou mais, vendidos a partir de 1º de janeiro de 2017 precisarão ter controle eletrônico de injeção e recirculação do gás de escapamento, por exemplo. Além da vantagem ambiental, executivos de indústria afirmam que os produtores terão benefícios econômicos.

O diretor de marketing da New Holland para a América Latina, Carlos d'Arce, afirma que todas as empresas tomarão por base as novas regras de emissão. "Aproveitando que precisamos mexer nos produtos, estamos tentando trazer inovações para todos os produtos", diz. Da marca, a grande novidade é o trator movido a biometano T6.140, apresentado na Expointer 2016, que acabou no início do mês, em Esteio (RS). O protótipo emite 80% menos gás carbônico e gera uma economia de 40% em relação ao diesel.

A expectativa é que as novas exigências tragam mais economia de combustível a todos os motores, diz o diretor de Vendas da John Deere no Brasil, Rodrigo Bonato. "Sim, no começo tem um pouco de aumento de custos na produção desses equipamentos, mas, pelo lado do produtor, vai agregar tecnologia de injeção de combustível", diz. A grande novidade neste ano são os tratores cabinados da Série 5, que trazem a agricultura de precisão para os pequenos modelos, acima de 78 cv, que se enquadram em financiamentos para o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). Ainda, Bonato cita a colhedora de cana CH 570 e CH 670, que trazem economia de combustível de mais de 8%, além de tecnologias como a JD Link, que passa informações do maquinário ao celular do produtor.

A Case já se antecipou e lançou desde março deste ano a nova linha de colheitadeiras já adequadas ao MAR-1, que é a Série 130 para grãos. "Estamos trabalhando para adequar nosso produtos a essa nova legislação e isso impacta, porque acabamos agregando coisas a mais às máquinas", conta o gerente de marketing de produtos para a América Latina da Case, Roberto Biasotto.

Na Massey Ferguson, são cinco colheitadeiras novas lançadas de dois anos para cá, diz o coordenador de vendas da empresa, Mauro Muraro. Na Expointer, a marca lançou a versão cabinada para a Série MF 4200 Compacto. O pedido de colocar cabine em um veículo pequeno, segundo ele, veio dos produtores. Porém, lembra que a marca lançou cinco novos modelos de colheitadeiras em dois anos e meio. "Sempre tentamos atualizar o que temos de produto de acordo com a necessidade do produtor, com mais conforto, mais facilidade e maior rendimento no campo."