É impressionante como a literatura científica elenca diversos estudos que tratam sobre os benefícios do brócolis para a saúde humana. Nutricionalmente, a família das brássicas já é muito requisitada pelos nutricionistas por seus diversos componentes. Em 100 gramas do brócolis chinês, por exemplo, são 3,8% de fibras, além de vitaminas A, B, B2, B5, C, cobre, magnésio, manganês, zinco, potássio, sódio, ferro, fósforo e cálcio. As informações são da Embrapa Hortaliças.

Além disso, plantas pertencentes a esta família contêm quantidades significativas de substâncias chamadas glucosinolatos, compostos cientificamente reconhecidos por conter propriedades anticancerígenas. Ademais, estudos têm mostrado que a infecção por Helicobacter pylori, bactéria responsável pela gastrite, também pode ser erradicada pelo consumo constante de brócolis, principalmente de floretes novos e tenros.

E não para por aí. Uma pesquisa publicada recentemente na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, apontou que o composto natural encontrado no brócolis, o sulforafano, tem poder de inibir a produção de glicose nas células, o que pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2 no futuro.

O oncologista molecular e patologista tumoral, doutor Henrique Silveira, do Hospital de Câncer de Barretos (SP), relata que o brócolis produz na mastigação dois compostos que agem na célula, em nível molecular, capazes de inibir a proliferação de células cancerosas. "O que podemos notar em estudos epidemiológicos é que comendo crucíferas três porções por semana, de modo geral, temos um efeito de prevenção do câncer. São estimativas, dependendo da suscetibilidade de cada indivíduo. Vale dizer que o câncer é uma doença complexa, não adianta fumar, beber e comer brócolis. A vida precisa estar balanceada", salienta o médico. (V.L.)