Kaiowas Perseus TE 751, de apenas 15 meses, foi o carneiro macho da cabanha Cordeiro Medalha selecionado pelos especialistas
Kaiowas Perseus TE 751, de apenas 15 meses, foi o carneiro macho da cabanha Cordeiro Medalha selecionado pelos especialistas | Foto: Divulgação



O Paraná possui um rebanho de ovinos de aproximadamente 614 mil cabeças, sendo o 7º maior produtor do Estado. Algumas raças desses animais tão simpáticos estão em pleno desenvolvimento, trazendo rentabilidade e reconhecimento por meio de leilões e exposições, como é o caso dos belíssimos animais da raça Dorper.

Originários da África do Sul, os animais Dorper estão entre as melhores opções para o criador produzir carne com rentabilidade e qualidade. São animais que suportam bruscas alterações de temperatura, resistentes à verminoses, ganham peso com facilidade além, claro, da sua pelagem exótica e beleza única.

Em Rolândia, a cabanha Cordeiro Medalha possui uma criação desses animais focada em melhoramento genético, utilizando tecnologias da reprodução como TE(transferência de embrião) e FIV (Fertilização in Vitro). Atualmente a cabanha realiza vendas diretas e promove três leilões, inclusive na ExpoLondrina.

O grande destaque do trabalho recente dos criadores fica com a vitória na Exposição Nacional da Raça Dorper, que aconteceu no final do ano passado, em Salvador, reunindo mais de 600 animais e três juízes sul-africanos. Kaiowas Perseus TE 751, de apenas 15 meses, foi o carneiro macho da cabanha rolandense selecionado pelos especialistas. "O ano 2017 começa a todo vapor para nós, com o compromisso de mostrar a produção do nosso animal campeão. Teremos animais muito bem preparados para a próxima ExpoLondrina. Esperamos agora um mercado sólido e aquecido por conta das premiações do criatório, além da excelência em produção de qualidade que a raça Dorper vem mostrando em todo o País", salienta Pedro Ortiz, sócio proprietário e selecionador da cabanha Cordeiro Medalha.