A ExpoLondrina 2017 chega mais uma vez com variedade enorme de animais no Parque Ney Braga, gerando uma movimentação de negócios importante para o setor, entre leilões, exposições e competições. Nesta edição, serão cerca de 40 raças de bovinos, equinos, caprinos, ovinos, além dos animais de pequeno porte, totalizando cinco mil cabeças.

Nos últimos anos, o setor de bovinos e leilões vem fechando o movimento econômico com uma liquidez de 90%, resultado de mercado comprador. As raças bovinas confirmadas são Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Limousin, Angus, Hareford, Braford, Brangus, Charolês, Caracu, Wagyu, Santa Gertrudes, Purunã, Girolando e Holandesa.

O presidente da SRP, Afrânio Brandão, admite, entretanto, que a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, acabou sendo "um soco no estômago" para os pecuaristas, mas acredita numa recuperação rápida. A operação investiga 33 auditores do Ministério da Agricultura e 21 unidades de processamento de carne, de um total de 4,8 mil unidades, apontando uma relação promíscua entre fiscais e fiscalizados. "É claro que isso pode influenciar na movimentação de negócios dos leilões, mas o que vale ser dito é que nossa carne é muito forte. Os produtores vêm buscando genética, qualidade, segurança e temos tudo para continuarmos como os maiores exportadores de proteína animal."

VITRINE DA CARNE
Um dos eventos ligados à carne que terá grande evidência este ano é a Vitrine da Carne, que já esteve em outras edições. Um espaço em que público poderá acompanhar a desossa de bovinos e ovinos aprendendo um pouco mais sobre os cortes de carne. A Vitrine da Carne será realizada nos fundos do Pavilhão Ildefonso dos Santos, no Parque Ney Braga. Serão realizadas desossas de bovino e ovinos nos dias 1 e 2 de abril, às 10 e 16 horas. (V.L.)