"Vimos uma economia de 80% em inseticidas para lagartas e percevejos e resolvemos aplicar o sistema em toda a propriedade", diz Milton Casaroli Neto, que passou por treinamento para controle e manejo
"Vimos uma economia de 80% em inseticidas para lagartas e percevejos e resolvemos aplicar o sistema em toda a propriedade", diz Milton Casaroli Neto, que passou por treinamento para controle e manejo | Foto: Saulo Ohara



O produtor rural Milton Casaroli Neto fez no ano passado o treinamento para controle e manejo de pragas e pôde perceber a economia com a aplicação do novo conhecimento na propriedade dele, no distrito londrinense de São Luiz. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) usou um talhão na Fazenda São José, onde ele cultiva soja, milho, trigo e laranja, para parte das aulas práticas, o que aumentou e muito o interesse dele pelo curso.
"Vimos uma economia de 80% em inseticidas para lagartas e percevejos e resolvemos aplicar o sistema em toda a propriedade", conta o produtor, que mantém 290 hectares. "Assim, agredimos menos o meio ambiente e mantemos o ciclo natural de outros insetos que são predadores das pragas", completa.
Como resultado, Casaroli pretende inscrever os funcionários da fazenda no próximo curso de controle e manejo de pragas. Ainda, ele conta que ficará atento a novos treinamentos e que já fez um curso de empreendedorismo rural pelo Senar, com 300 horas. "Recebi aulas em várias áreas, como comercialização, definição de custos, gestão de pessoas, tudo o que envolve a gestão de uma empresa rural", diz o agricultor. (F.G.)