Pedro Favoreto Filho está criando aplicativo para atender suas demandas na administração das fazendas
Pedro Favoreto Filho está criando aplicativo para atender suas demandas na administração das fazendas | Foto: Marcos Zanutto



O produtor rural Pedro Favoreto Filho não esconde em dizer: é um viciado em celular. Na tela touch screen, entretanto, ele não perde muito tempo com redes sociais e outras frivolidades, mas utiliza o aparelho como ferramenta de gestão de suas propriedades, faz análises futuras de mercado e, claro, fecha negócios a partir dessas informações. Como passa muito tempo viajando pelas suas propriedades – ele roda em torno de seis mil quilômetros por mês - a utilização dos aplicativos foi uma estratégia para a tomada de decisões em tempo real, sem ficar preso em frente a um computador de mesa.

Pedro explica que leva muito a sério o uso de tecnologias para melhorar a gestão da suas áreas, que totalizam em torno de 10 mil hectares para a produção de grãos. Recentemente, solicitou a criação de um sistema de gestão completo, no qual ele consegue avaliar tudo que acontece em seu negócio. Por meio do sistema, que ele também acessa pelo celular, consegue avaliar números referentes a contas a pagar, a receber, recursos humanos, estoque, autorização de compras, recebimento de produtos, entre outros. "Consigo analisar tudo isso como se estivesse no escritório em frente ao meu computador. Como viajo muito, o celular tornou-se uma forma de ter todas as informações do negócio", explica ele, que é formado em Administração e Direito.

Apesar de realizar o login e ver todo o sistema, o produtor ainda não toma decisões referentes a transações pelo celular. Problema que ele já está solucionando com a criação de um aplicativo próprio e, assim, tornar as transações ainda mais dinâmicas. "Em breve conseguirei realizar autorizações de compra e embarque pelo celular. Este é o único departamento do meu negócio que não tenho um diretor responsável e todas as decisões são tomadas por mim. Isso toma cerca de 30% a 40% do meu dia".

Além do sistema próprio, Favoreto ainda possui mais dois aplicativos que, segundo ele, acessa dezenas de vezes por dia. Se trata dos apps da Bolsa de Chicago e BM&FBovespa, pelos quais ele acompanha o sobe-desce das commodities durante o dia, as oscilações do câmbio e, claro, o mercado futuro dos grãos. "Acompanhar esses números faz, muitas vezes, que eu mude uma decisão. Acesso 15, 20 vezes por dia esses aplicativos. Como não trabalho com nenhuma cooperativa e a minha comercialização acontece diretamente com os compradores, eu preciso estar muito informado de como o mercado está se comportando".

Inclusive boa parte de suas conversas com funcionários e parceiros acontecem pelo WhatsApp, troca de SMS e por e-mails. Segundo Favoreto, dessa forma tudo fica mais dinâmico no momento de resolver situações do dia a dia. "Se parar para ligar e atender a todos vou perder um tempo muito grande. Pelo WhatsApp, não preciso de toda aquela formalidade. Sinceramente, nem sei quanto tempo passo no celular todos os dias", completa ele, que tem apenas 29 anos. (V.L.)