O Cavalo Bretão chega à ExpoLondrina para a segunda etapa da 17a Exposição Nacional, organizada pela Associação Brasileira da Raça
O Cavalo Bretão chega à ExpoLondrina para a segunda etapa da 17a Exposição Nacional, organizada pela Associação Brasileira da Raça | Foto: Fábio Alcover/08-04-2106



Todos os anos, os cavalos chamam a atenção na ExpoLondrina, seja nas provas equestres, julgamentos, leilões ou simplesmente passeando pelo parque. Em 2017, já elencamos os animais que devem atrair os olhares por onde passarem. São as raças exóticas que retornam a Expo: Percheron, Gipsy (ou Cavalo Cigano), Friesian, Clydesdale e, principalmente, o Cavalo Bretão, que chega com a segunda etapa da 17ª Exposição Nacional, organizada pela Associação Brasileira da Raça.

Para julgar os animais, um juiz francês estará no parque, afinal, raça de tração foi desenvolvida na região francesa da Bretanha, a partir de outras raças robustas de cavalos. "São animais muito fortes, utilizados para puxar grandes cargas. Este ano, nossa expectativa é de receber em torno de mil animais de variadas raças", explica o diretor de Equinocultura da SRP, José Henrique Cavicchioli.

Se de um lado temos raças de grande porte, por outro estão os não menos apaixonantes Mini Horses, trazendo uma graciosidade incrível, que encanta a todos. Na ExpoLondrina, acontece a primeira etapa do 15º Campeonato Nacional.

Outro evento marcante que já está se tornando tradicional no Ney Braga é a Exposição Morfológica da raça Crioulo, com o passaporte de Ouro para a Expointer 2017, em Esteio (RS), com 120 animais participantes. Além do já tradicional leilão desses animais, que acontece já nesta sexta, dia 31 de março. A raça do Cavalo Mangalarga Marchador participa da feira com a Exposição Estadual, organizada pelo Núcleo Paranaense, entre os dias 7 e 9 de abril, na pista Família Romanelli, com 150 animais.

E tem mais um leilão muito forte: a 3ª edição do Leilão "Roda Viva" de Asininos, Muares e Equinos acontece no dia 8 de abril, com aproximadamente 75 animais.

Por fim as provas equestres são a oportunidade de ver belos conjuntos colocando os cavalos para fazer o que eles sabem de melhor: mostrar toda a sua técnica e força física, seja na Prova dos Três Tambores, dia 2 abril, ou nas Hípicas em diversas alturas, entre 7 e 9 de abril. "Hoje quando se pensa na criação de cavalos, a maior demanda é por animais de esporte", conclui Cavicchioli.