No programa que estreia esse domingo, a equipe do Multiagro foi até o Aeroclube 14 Bis, em Londrina, para conhecer o trabalho da aviação agrícola.

A atividade teve início nos Estados Unidos, em 1921 com a união do exército e do departamento de agricultura daquele país.

Em 1947, em Pelotas (RS), a aviação agrícola levantou pela primeira vez no País. Três anos mais tarde, o Brasil importou 30 aviões e cinco helicópteros dos EUA, para combater a broca do café.

A evolução dessa história hoje se resume em ganhos à produção agrícola nacional. Os agricultores contam com a ajuda de novos sistemas para espalhar defensivos e até semear a terra. Já os pilotos contam com aviões modernos e tecnologias que permitem realizar o trabalho com mais precisão e menos riscos, já que chegam a voar em altitudes de aproximadamente 2 metros.

A aviação agrícola tem a vantagem de cobrir uma área em menor tempo e sem amassar a plantação, explica o piloto Rolemberg Vidotti. Ele é o entrevistado de Luly Barbero e conta sobre o seu início na atividade, curiosidades da profissão, além de mostrar em detalhes como é o avião utilizado na aviação agrícola.

O programa Multiagro vai ao ar neste domingo (19) às 8h na Multi TV e terá reprises diárias, confira os horários alternativos no site multitvcidades.com.br e vejas as matérias anteriores no Youtube.