Escola pública da Lapa (PR) implantou programa de saúde emocional em turmas do 2º ao 5º ano: alunos descobriram que podiam se expressar
Escola pública da Lapa (PR) implantou programa de saúde emocional em turmas do 2º ao 5º ano: alunos descobriram que podiam se expressar | Foto: Divulgação



Na Escola Municipal Emilia Magalhães Ferreira do Amaral, na Lapa (PR), o programa Amigos do Zippy, da Asec, foi implantado nas salas de 2º ao 5º ano, atingindo 1.087 crianças. A professora Maria de Fátima Ferreira Martins conta que a ideia inicial era trabalhar com as primeiras séries, mas frente ao sucesso, o trabalho foi estendido.

"Observamos uma melhora significativa nos alunos. Quando perceberam que podiam falar, começaram a se expressar. Tivemos alguns casos bastante significativos. Em um deles duas irmãs sofriam com a separação dos pais, de formas diferentes. Enquanto uma delas chorava na sala de aula, a outra era hiperativa e até agressiva. Elas mudaram muito, viram que podiam falar sem ser criticadas. Até os pais se surpreenderam com a mudança do comportamento. Em outro caso a menina era retraída, sofria agressões por ser negra, gorda. Através do programa os colegas perceberam como ela se sentia, viram que eles eram iguais dentro de suas diferenças. A mãe percebeu que ela ficou mais feliz, mais sorridente, se acha mais bonita e aceitou seu cabelo", descreve.

Outra mudança percebida foi que os alunos passaram a acolher não somente os colegas, mas também professores e direção escolar. "Eles perceberam que nós também temos problemas, que a nossa casa é como a de todo mundo. E até os pais estão diferentes, passaram a ver os alunos de outra maneira", conta a professora. (E.G)