Os dias quentes devem se estender por pelo menos mais um mês e pedem roupas frescas e que tragam conforto, sem perder o charme, claro! Para quem chegou na melhor idade, podem surgir dúvidas sobre o estilo a ser seguido. Porém, segundo a consultora de estilo Marci Marciano, de São Paulo, hoje não há mais essas regras por conta da idade.

"Acredito que todo mundo pode usar tudo. As dicas são somente para usar peças que caem melhor segundo o formato do corpo, mas não de acordo com a idade de quem as usa. Por exemplo, quem tem peso visual na parte superior do tronco, ou seja, no busto, abdômen e braços deve focar em blusas mais larguinhas, com mangas, decote em V, colares longos e modelos de blusa transpassados. Já se o peso visual for na parte inferior, a pessoa deve focar em cintura alta, saias em formato A, shorts com as pernas mais larguinhas", ensina.

De acordo com ela, há peças que podem disfarçar aqueles pequenos incômodos, como o "músculo do tchauzinho" mais flácido ou as rugas do colo. "Recomendo usar sutiãs com bastante sustentação. Saias e calças com cintura mais alta ajudam a colocar o corpo 'no lugar' e são aliados da mulher. Outra dica é fazer um contraponto entre a largura da roupa e o comprimento. Peças mais curtas devem ser mais larguinhas e aquelas mais justas devem ser mais compridas. Para quem tem quadril mais largo, a dica é usar peças mais soltinhas", ensina Marci.

Para quem se incomoda com as rugas no colo, um decote mais alto pode ajudar. Se o incômodo é nos braços, peças com mangas um pouco mais soltas ajudam. Marci sugere tecidos mais leves e naturais, como a seda, o linho e o algodão para enfrentar as altas temperaturas, por serem mais frescas e também trazer mais conforto, permitindo a transpiração.

"Na questão das cores, os tons pasteis, os terrosos, o marinho, a mostarda e o cinza são clássicos e caem bem em qualquer ocasião. As cores não são proibidas, porém, cabe evitar aquelas fluorescentes ou muito fortes, que devem ficar restritas aos jovens", ensina.

Para eles
Os homens também se preocupam com o visual e para eles Marci indica algumas peças coringas. "A calça chino, de sarja e com bolso faca é muito versátil e serve para o trabalho e para o lazer. Para as camisas, a indicação é também de tecidos naturais, mais frescos. A camisa branca em algodão é um clássico!"

Para quem precisa trabalhar com terno e gravata, os modelos slim são mais indicados nos casos de silhueta mais esguia. Para quem está acima do peso, os modelos mais clássicos não marcam tanto. "Um bom relógio, óculos escuros e uma bolsa carteiro em couro complementam o visual. As cores neutras como branco, preto, mostarda, vinho e cinza são clássicas", diz a consultora.

Verão com estilo
Verão com estilo Verão com estilo Verão com estilo Verão com estilo Verão com estilo Verão com estilo Verão com estilo