Fazer escolhas geralmente traz certa angústia, afinal, optar por algo implica em perder outra coisa. Entretanto, com calma e certa preparação, esse momento pode ser bem menos aflitivo. Com experiência em orientar escolhas pessoais e profissionais, a coach Polyanna Foganholi, de Curitiba, explica que sejam pequenas ou grandes mudanças, para tomarmos uma decisão é essencial termos confiança e um elevado nível de autoconhecimento.

"Muitas pessoas passam um tempo vivendo a mesma situação mas não têm um conhecimento profundo do que está acontecendo. A mudança acontece em dois momentos: ou quando as coisas ficam muito ruins e então a pessoa não aguenta mais ou quando alguém escolhe por ela. Uma dica que sempre dou é você olhar para o futuro e ver como quer estar vivendo dali a cinco, dez anos. Como quer que seja a sua vida, sua rotina diária? Qual o estilo de vida que quer viver? Onde você estaria?"

A recomendação da especialista é trabalhar o autoconhecimento, de forma a saber quais as qualidades e quais os pontos fracos, sendo que as qualidades representam as oportunidades e os pontos fracos, as ameaças. Outra dica é sempre avaliar se a escolha a ser feita está de acordo com os valores pessoais. "O que mais encontramos são pessoas que não estão alinhadas com seus valores. Essa é uma consideração muito importante que precisa ser feita na vida adulta. Essa atividade, essa relação pessoal constrói sobre o meu valor ou agride meus valores? As pessoas se mantêm em situação atual porque não se sentem capazes de dar um passo adiante", avalia.

Um bom exercício segundo ela é procurar se informar sobre assuntos diferentes daqueles da área de atuação. "Isso ajuda a conhecer coisas novas, novos pensamentos, novas pessoas. Essa é uma boa forma de experimentar a mudança sem a responsabilidade (de mudar)", ensina. Depois de escolhido um caminho, Polyanna recomenda que a pessoa defina pequenos passos para a nova situação, expandindo sua zona de conforto aos poucos, ao invés de fazer uma mudança radical.

"A pessoa precisa entender o tamanho da capacidade dela e escolher. A mudança demanda esforço para chegar lá. Geralmente usamos o desenho de uma escada, você sobe um degrau, analisa, sobe outro, analisa novamente. Assim ganha mais amplitude, ganha nova visão. Quem quer mudar precisa expandir seu conhecimento e depois focar em um ponto", afirma Polyanna.(E.G.)