Editor de um site de cultura nerd, Leonardo Gravena tem entre seus afazeres assistir a séries: "É um outro mundo, você cria conexões com os personagens"
Editor de um site de cultura nerd, Leonardo Gravena tem entre seus afazeres assistir a séries: "É um outro mundo, você cria conexões com os personagens" | Foto: Marcos Zanutto



Se antigamente nossas avós se sentavam em volta da televisão para ver novelas, na era da internet isso mudou bastante. Editor de um site de cultura nerd, Leonardo Gravena tem entre seus afazeres assistir a séries. Ele conta que desde criança se interessava por elas. "Eu não gostava de desenho animado e me lembro de assistir Barrados no Baile", conta.

Ele diz que já chegou a acompanhar 60 séries ao mesmo tempo e hoje está assistindo a 45, muitas delas por conta do trabalho. "Mas não são ao mesmo tempo. Tem aquelas que estão no intervalo entre uma temporada e outra, outras terminaram agora. E não paro para assistir a todas elas, algumas eu apenas ouço porque já conheço os personagens, porque são temas mais leves. Mas tem algumas que se não parar para assistir, você acaba não entendendo. Também não costumo fazer maratonas, embora já tenha feito, porque algumas têm um enredo mais pesado, não acho legal fazer isso."

Apesar de aficionado por séries, Gravena conta que não deixa de sair de casa para assistir aos episódios e - pasmem os fanáticos por séries! - não se incomoda com spoilers. De acordo com ele, o fato de assistir a muitas obras ao mesmo tempo acaba causando um certo "desapego", pois muitas também acabam canceladas logo após seu início.



Bastante eclético, o editor não se prende a um tipo de narrativa, nem a obras americanas somente. "Amo as séries canadenses, assisto também inglesas, brasileiras. Entre essas, gostei muito de uma chamada Adorável Psicose, de Aline e também da produção Alice, da HBO. Também gosto muito de Grey's Anatomy, American Horror Story, Black Mirror – que eu já curto há tempos e Doctor Who. Entre as mais recentes, gostei muito de Westworld, que tem diálogos muito legais. Já Game of Thrones, apesar de toda a popularidade, ainda acho que está abaixo do que as pessoas acham que é. Mas minha preferida mesmo é This Is Us, um drama muito interessante!"

Ele conta usar o Netflix e também baixar os episódios na internet e com a ajuda de um site especializado (Banco de Séries) consegue manter controle de todas as séries que já assistiu, quais estão na "geladeira", quantas foram canceladas, quais ainda estão em exibição. Baseado nessas informações, o site também é capaz de dizer quanto tempo alguém passou seguindo os episódios favoritos. No caso dele, 147 horas.

"Acho que as séries são um outro mundo, você cria conexões com os personagens, fica investindo em outras vidas. Ao contrário de um filme, que dura apenas duas horas, na série você pode acompanhar vários anos. E a principal diferença para as novelas é que tudo acontece muito rápido, se você perder um episódio, vai ter que assistir antes de ver o seguinte." (E.G)

Imagem ilustrativa da imagem Um trabalho que muitos queriam ter: assistir séries!