Escolher os acessórios ideais para cada look não é uma decisão muito fácil para algumas mulheres. Frente a tantas opções, o que combina melhor com o tipo físico, o estilo de roupa, a ocasião? Renata Ajonas, consultora de imagem e estilo afirma que o ideal é a pessoa se conhecer, saber se gosta mais de um ou outro acessório e também levar em consideração o seu guarda-roupa.

"Há quem goste de brincos, colares, pulseiras e aneis, outras preferem apenas brincos e colares e não gostam de pulseiras. A recomendação é, levando em conta seu estilo pessoal, comprar algumas peças iniciais que possam compor com diversos looks e a partir de então aumentar as opções", ensina a especialista.

Um toque a mais
Um toque a mais Um toque a mais Um toque a mais Um toque a mais Um toque a mais Um toque a mais Um toque a mais Um toque a mais Um toque a mais Um toque a mais Um toque a mais



Dessa forma, a indicação para bolsas, por exemplo, é ter uma bolsa média preta e outra caramelo ou nude, mais neutras e só investir em peças com mais detalhes a partir dai. Algumas peças são coringas, como os lenços, que tanto pode enfeitar as bolsas quanto incrementar o look, além de proteger nas noites mais frias. Confira a seguir algumas dicas da consultora para cada tipo de acessório.

* Colares - tenha alguns modelos diferentes para que você possa alternar e criar mais opções em seu closet:

- Colares longos – super interessantes e versáteis, ajudam a alongar a silhueta. Tenha pelo menos um modelo.

- Colares médios – excelentes para quem tem pouco seio, são ótimos para transformar um look básico em algo muito estiloso! Aposte em um modelo que tenha a ver com seu estilo. Eles podem ser clássicos como as pérolas, com pedrarias ou cristais e podem ser usados durante o dia e a noite. Há modelos em resinas ou madeira que deixam o visual bem despojado. Há opções em correntes douradas, prateadas ou nudes que são uma graça e dão muito charme ao look.

- Choquer – modelo super atual e tendência para as próximas estações. É uma opção mais romântica e sensual. Há modelos bem simples que podem ser feitos em casa, com uma fita de renda ou veludo. E os modelos mais elaborados com pedrarias ou metal mais nobres.

* Brincos - os brincos são peças de muito destaque pois ficam muito próximos de nossos olhos. Você pode valorizar bastante seu estilo de acordo com seu formato do rosto.

- Brincos longos: elegantes e super curingas, são ideais para os rostos mais redondos. Se for um modelo mais pesado, aposte em uma peça para ser usada a noite! Talvez você não queria usar um brinco mais pesado o dia todo.

- Resina: são leves e coloridos. Vale a pena apostar em uma peça para tornar seus looks de fim de semana super descolados.

- Argolas: clássicas, ficam muito bem para os rostos mais alongados.

- Earcuff: super atuais, são forte tendência para as próximas estações. Modelo para as antenadas na moda.

* Lenços: existem modelos em seda, cetim e muitos tecidos interessantes.

Coloridos e podem dar um grande up no seu look, sendo também uma opção de acessório. Podem ser usados no pescoço, no cabelo, no punho, na cintura ou na bolsa. Tenha alguns modelos, mais coloridos e outros mais básicos. Fazem muita diferença no armário.

* Bolsas: os modelos são muitos e você precisa escolher um que possa atendê-la em muitas situações. Aposte em uma bolsa média preta e em outra bolsa caramelo ou nude. Se puder ter mais de duas bolsas comece trazendo um pouco de cor para seu armário e a vermelha seria uma boa opção para valorizar seus looks monocromáticos. Aposte em bolsas com bastante detalhes como desenhos e bordados apenas se já tiver suas bolsas em cores neutras .

* Sapatos: você pode precisar de sapatos especiais de acordo com sua profissão.
Mas pensando em um armário clássico, deve apostar nos seguintes modelos:

- Rasteira – em uma cor básica como nude ou preta, sem muitas pedras ou brilho para que possa combinar com muitos looks informais.

- Peep toe – um sapato bem clássico e elegante, que pode ser usado em quase todos os meses do ano. Também aposte em uma cor básica como preto ou nude.

- Sandália com salto confortável, que pode ter algum detalhe da estação, como os pom-pons já que seus outros sapatos serão em cores básicas.

- Scarpin – se escolher seu peep toe nude, prefira então o preto para seu scarpin.

- Bota – aposte em um cano baixo e em uma cor bem neutra, o ideal é apostar em uma preta. O cano baixo é muito versátil pois permite que você a use com calças, saias, vestidos.

* Anéis: existem modelos diversos e você deve apostar em um que valorize seu estilo. Modelos mais discretos podem valorizar muito a mulher clássica e romântica. Já os modelos grandes, com pedras ou apenas metal agradam muito a mulher contemporânea.

* Pulseiras: esse acessório pode ser uma boa estratégia para a mulher com pouco quadril. Grande tendência são as pulseiras com pingentes que revelam momentos da sua experiência, mas existe uma infinidade de modelos, como as em resina ou douradas. As pulseiras delicadas podem encher os olhos da mulher clássica e romântica.