Imagem ilustrativa da imagem Um convite ao bem-estar
| Foto: Fotos: Ronald Pimentel/Divulgação
"Gavetas e armários ajudam muito na organização da casa. Hoje, a arquitetura trabalha bastante com elementos ocultos, como um painel que esconde um armário, uma cama que tem gavetas na base. Através deles, é possível criar espaços para guardar coisas de forma organizada", afirma a arquiteta Sabrina Becker
Imagem ilustrativa da imagem Um convite ao bem-estar


O dia continua tendo 24 horas, cada uma com 60 minutos compostos por 60 segundos cada. Mas há uma sensação generalizada de que o tempo está passando cada vez mais rápido. Falta tempo para todo mundo. E esse é um dos principais argumentos dos desorganizados. Quando a bagunça diz respeito à casa, o problema pode estar ligado à relação entre o tamanho do espaço e a quantidade de coisas. Deixar essa relação equilibrada pode trazer grandes reflexos não só na rotina da casa, mas também no bem-estar de seus moradores.

Há muito tempo, a arquitetura deixou de se preocupar apenas com a estética e passou a se dedicar muito à funcionalidade dos ambientes. "Nós trabalhamos a partir de um briefing que nos ajuda a entender como aquele ambiente será utilizado, o que o morador espera dele. Isso é fundamental para pensar um ambiente funcional e esteticamente bacana", afirma a arquiteta Sabrina Becker.

A partir deste levantamento sobre o estilo e a expectativa de quem vai habitar um determinado ambiente, a arquitetura pode criar dispositivos que vão propiciar que esse espaço seja mais organizado e prático. "Gavetas e armários ajudam muito na organização da casa. Hoje, a arquitetura trabalha bastante com elementos ocultos, como, por exemplo, um painel que esconde um armário, uma cama que tem gavetas na base. Através deles, é possível criar espaços para guardar coisas de forma organizada", afirma.

A criação de espaços, segundo ela, é ainda mais importante diante de um mercado que segue a tendência de imóveis menores. "O tamanho do espaço está diretamente ligado à organização do ambiente. Encaramos grandes desafios quando, por exemplo, um casal, depois que os filhos crescem e saem de casa, quer se mudar para um imóvel menor. Eles não querem se desfazer das coisas que têm", conta Sabrina. Nesses casos, um trabalho bastante elaborado de marcenaria faz verdadeiros milagres, segundo ela.