Acordar, levar as crianças para a escola, correr, trabalhar, estudar, se informar, cuidar da casa, da saúde, da mente, dormir 8 horas… Suas tarefas pessoais cabem em 24 horas? As cobranças do mundo moderno podem ser cruéis, mas há quem diga que é possível completar sua rotina sem estresse e ainda ter minutos de lazer com a família, desde que haja um planejamento pessoal.

Para a personal organizer Lissandra Bruder Granado, administrar o tempo de forma eficiente proporciona a realização de tarefas profissionais e pessoais de forma otimizada em ordem de relevância. Por isso, a necessidade de focar no que é mais importante. "Existem tarefas e atividades que precisamos executar todos os dias, mas existem também aquelas urgentes que surgem e nos roubam o tempo. Uma pessoa que administra seu tempo sabiamente terá equilíbrio para decidir que uma não interfira na outra", explica.

A profissional também ressalta o valor do planejamento da rotina, que faz cumprir tarefas diárias, semanais ou mensais, com menos tempo e tranquilidade para realizar outras, considerando sempre o nível de prioridade das atividades e a personalidade de cada um. "Não adianta forçar um indivíduo ser altamente produtivo em um horário em que seu relógio biológico não funciona. A dica é: conheça seu relógio e tente desenvolver seu potencial máximo de produção/organização dentro dele", diz, destacando que cada pessoa é diferente da outra, podendo ter pico de energia variado entre manhã, tarde ou noite.

Para cumprir as tarefas, é necessário também reconhecê-las. Os campos de atividades que cada um pretende realizar devem ser listados por quem vai executá-las. Portanto, se na lista de uma pessoa a saúde tem mais relevância, as tarefas que envolvam esse tema terão prioridades sobre as outras. Ou se ainda não é possível identificar a prioridade, a profissional indica a se perguntar o que mais incomoda no momento e começar pelos temas que mais a estressam atualmente.

Demonstrar como atingir nível de produtividade sem estresse é também um dos objetivos do consultor e instrutor americano de produtividade David Allen. Seu livro A Arte de Fazer Acontecer (Getting Things Done) é um guia para o método GTD, no qual o já citado pela personal se assemelha. O autor acredita que listando prioridades a mente se esvazia de preocupações para a pessoa poder ficar mais relaxada e realizar tarefas com menos esforço. Com a mente mais clara, os pensamentos se tornam mais organizados.

Dicas e ferramentas

Lissandra Bruder Granado afirma que não precisa muito para que se inicie o processo de organização pessoal, bastam uma agenda e tempo para pensar em si mesmo. "Cada um pode fazer uma lista com todas as tarefas que precisam ser realizadas e começar a trabalhar por eliminação conforme grau de urgência e importância. A agenda é a ferramenta mais indicada para isso", informa.

No entanto, para que se tenha uma rotina produtiva e saudável não se pode esquecer de manter corpo, mente e alma em harmonia. "Se essas áreas não estiverem em equilíbrio, o dia a dia não irá funcionar plenamente. Cuide da alimentação, faça exercícios, esteja com o coração em paz, faça coisas que te deixem feliz. Assim a vida irá funcionar, fluir", conclui a personal organizer.

Serviço

Para quem tem interesse em aprender a organizar, Lissandra Bruder Granado ministra em Londrina o curso Personal Organizer Módulo I.
Dias: 30 de junho (19h às 22h) e 1º de julho (9h às 13h e 14h às 18h).
Local: Hotel Golden Blue (Rua Borba Gato, 1.190
Mais informações pela página facebook.com/organizerlondrina

'Quem controla minha rotina é o celular'

O designer e professor João Carlos Nehling: "Eu preciso de algo me avisando, se depender do papel eu esqueço"
O designer e professor João Carlos Nehling: "Eu preciso de algo me avisando, se depender do papel eu esqueço" | Foto: Saulo Ohara


Se trabalhar fora pode deixar alguns com os planos pessoais em desordem, imagine para quem tem dois empregos. O designer e professor João Carlos Nehling afirma ter fama de chato da organização por seguir seus apontamentos à risca, mas acredita ter encontrado a melhor forma de esvaziar a mente de preocupações, depositando tudo em aplicativos para smartphones.

"Tudo começou pela necessidade, eu chegava atrasado ou até esquecia eventos, hoje quem controla minha rotina é o meu celular", afirma.

Agendas, calendários, aplicativos de produtividade e de saúde já entraram na rotina de João, que não troca a tecnologia pelas anotações no papel. "Eu preciso de algo me avisando, se depender do papel eu esqueço", comenta. O designer até tentou estudar novos métodos de administração do tempo e produtividade, mas achou complexo e burocrático. Concentrar todas as tarefas do dia, sejam profissionais ou pessoais, em apenas uma ferramenta, acredita ser mais prático.

As brechas na agenda também fazem parte do seu método pessoal. "Agenda cheia sufoca", considera. Mas tudo com objetividade, pois acredita na organização como um escape da ansiedade ou inquietação. "É fundamental se planejar, se programar, ajuda a se despreocupar um pouco para focar naquilo que precisa e na hora certa. Não é ficar refém, é para ajudar e não atrapalhar", finaliza.

'Não me frustro mais, me reorganizo'

Ter uma rotina organizada ajudou a editora de livros didáticos Alessandra Avanso, 42, a cumprir todas as tarefas do dia sem grandes frustrações. Casa, trabalho, filho, finanças, a editora cuida de tudo sozinha e acredita que ter o tempo na ponta da caneta seja a sua melhor arma. "Eu anoto tudo na agenda, já se tornou um hábito, ela está sempre em local acessível e com uma caneta do lado para as minhas anotações, é a minha maior ferramenta."

Hoje, a editora se considera uma pessoa organizada, mas nem sempre foi assim. Depois de se casar, Alessandra teve que mudar sete vezes de endereço, e a experiência a deixou mais atenta para que as transformações de rotina caminhassem com mais facilidade. "Eu adoro etiquetar as coisas, adoro caixas", ri.

Na última mudança, Alessandra foi morar sozinha com o filho, o que aumentou sua responsabilidade, pois teve que tomar conta do que antes era dividido entre duas pessoas: levar e buscar o filho na escola, cuidar da casa, ir ao mercado, pagar contas, as tarefas foram se encaixando no seu dia, aproveitando até mesmo o horário do almoço.

Apesar de afirmar que o divórcio deu uma desestabilizada na rotina, hoje compreende que é só questão de organização e que é possível preencher todos os campos da rotina sem grandes problemas. "Estou voltando a fazer caminhadas, os finais de semana eu tiro para o lazer e para cuidar de mim ou para ficar com o meu filho, quando ele não está com o pai", conta.

Sem muita preocupação, a editora deixa alguns pontos que antes pareciam ser mais importantes. Limpeza da casa está dividida entre os dias da semana, com um dia mais intenso de faxina, mas também não se martiriza caso não dê conta de algumas tarefas. "Eu não me frustro mais, eu me reorganizo. Eu planejo a semana com antecedência, anoto na agenda e vou seguindo como posso. Eu me encontrei nesse método e se eu não me organizar eu fico incomodada", afirma.