No perfil do novo homem, está Sidney Fernandes Silva, servidor público, que não tem vergonha de dizer que fez e faz tratamentos estéticos. Atualmente, na contramão das tendências das barbas, Silva está tirando totalmente a sua via laser, mas já se submeteu a outros procedimentos, como lipocavitação e criolipólise.

"Assim como as mulheres se cuidam, os homens também precisam ter cuidado consigo, não é porque é homem que vai deixar de se cuidar", defende. O servidor público acredita que atualmente há muito menos preconceito com essas questões que décadas atrás, por isso, se sente tranquilo para conversar sobre o assunto sem medo de ser motivo de chacota entre os amigos.

A conversa aberta até demonstra a curiosidade por parte de outros homens. Como Silva não tem problema em falar, amigos e colegas perguntam sobre o tratamento. "Um amigo foi fazer o tratamento por indicação minha. Minha mulher está fazendo tratamentos por incentivo meu!", ri com a situação incomum.

Reconhecendo que a estética para homens já foi um tabu, Silva acredita que a atitude faz parte do perfil do novo homem. "O 'homão da porra' é um homem que sabe um pouco de cada coisa, estereótipo de homem macho que chega em casa e está tudo pronto já caiu por terra", afirma. (L.T.)