O fisioterapeuta Marcelo Doi: "O que me encantou na profissão é poder oferecer bem-estar, relaxamento e aliviar sintomas, como as dores". Veja vídeo utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada
O fisioterapeuta Marcelo Doi: "O que me encantou na profissão é poder oferecer bem-estar, relaxamento e aliviar sintomas, como as dores". Veja vídeo utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada | Foto: Saulo Ohara



Encontrar o estado de satisfação plena e ser feliz. A busca pelo bem-estar está relacionada à sensação de felicidade. Entre tantos caminhos para encontrá-la, há quem alcance a sua nas terapias oferecidas pelos spas. Neste nicho, trabalhar oferecendo aquilo que o cotidiano te tira parece ser recompensador.

"'Uma ilha de calmaria em meio ao caos urbano', essa é uma frase que reflete bem a ideia do spa", explica o fisioterapeuta Marcelo Doi, do Shizen Day Spa, em Londrina. Doi passou um tempo no Japão onde aprendeu as técnicas orientais milenares. Voltando para Londrina, acreditou na ideia e abriu seu próprio estabelecimento.

O local é próprio para o relaxamento: música de fundo para tranquilizar, iluminação natural, um ofurô e macas dispostas de maneira organizada e convidativa. A intenção é oferecer um ambiente de promoção do bem-estar e relaxamento, diferenciando-se dos que via nos salões de beleza.

E como isto promove a felicidade? Segundo o fisioterapeuta, as técnicas utilizadas são capazes de estimular os receptores da pele e músculos para enviarem informações ao cérebro, que provoca a produção daquilo que o organismo está precisando. "Nas terapias orientais a gente não coloca química que interaja no seu corpo para te proporcionar a sensação de bem-estar, basicamente o que a gente faz é estimular os receptores", explica.

"Com essa reativação das áreas 'adormecidas', o funcionamento volta a ocorrer e você tem um equilíbrio no organismo, o que a gente chama de homeostasia." Dessa forma, acredita que essas terapias promovam a autocura, pois trabalham com o fortalecimento e defesa do corpo e atuam na independência de o organismo reconhecer os elementos ausentes para voltar a produzi-los.

No entanto, o shiatsu, uma das técnicas utilizadas, foi por muito tempo conhecido pelas dores que promovia no tratamento, mas que obtinha resultado satisfatório no final. Doi conta que atualmente a técnica permite personalização para tornar o atendimento mais agradável. "Vários clientes relatam um alívio, amenizando a tensão e a contratura muscular", orgulha-se.

Alívio é uma boa definição de felicidade para quem estava passando por um problema. Por isso, o fisioterapeuta vê na sua profissão a concretização de um estado de espírito. "O que me encantou na profissão é poder oferecer sensação de bem-estar, relaxamento e aliviar sintomas, como as dores", afirma.