Há dias que preferimos, pelo sabor ou pela falta de tempo, comer alimentos com muita gordura, processados, com altas doses de sal ou açúcar... Os "fast foods" são campeões em dominar as mentes.

No entanto, a nutricionista Valéria Mortara indica que sair da rotina da alimentação não é um grande problema quando não se torna um hábito. Ao mesmo tempo, ela defende que há formas de tornar esses alimentos menos gordurosos se forem feitos de maneira caseira e optando por ingredientes mais saudáveis. O hambúrguer feito por ela não perde em nada para grandes redes.

"No hambúrguer, você pode trocar uma carne gordurosa por uma mais magra. Ele também pode ser grelhado ou assado. O pão não precisa ser integral se você está ingerindo a quantidade de fibras necessária, mas faça opções por pães naturais, com menos aditivos, como o pão francês", explica.

A especialista explica que há truques que deixam esses alimentos mais interessantes, como utilizar temperos novos. "A fumaça em pó ou líquida, por exemplo, é uma forma de deixar o gosto de bacon sem utilizar a carne processada, assim como o molho pesto, que pode combinar com lanches", indica.

Os acompanhamentos também são destacados por ela. Uma salada diferente, incluir mais vegetais pode deixar o lanche mais nutritivo sem perder o sabor. "Usar pepino conservado em vinagre, por exemplo, não faz mal. Também pode incluir as folhas e legumes para complementar o sanduíche", acrescenta.

Com essas dicas, Mortara ensina a fazer um hambúrguer caseiro saboroso para os dias em que se deseja comer algo diferente. (L.T.)

Imagem ilustrativa da imagem Saiba como fazer um hambúrguer caseiro saboroso
| Foto: Saulo Ohara
Hambúrguer caseiro
Ingredientes para o hambúrguer- 300 g de carne magra moída (para a receita foi utilizada coxão mole sem a gordura)- 1 colher de sopa de aveia com flocos finos- ½ cebola pequena- 3 colheres de sopa de salsinha- Sal a gosto- Fumaça em pó (ou líquida)- Cheiro verdeModo de preparo do hambúrguer1) Misture a carne moída com os temperos (cebola, salsinha, sal, cheiro verde e fumaça em pó) e aveia em flocos para unir a massa2) Forme massas do hambúrguer do tamanho que caiba no pão3) Aqueça a frigideira e grelhe na manteiga (se preferir, asse no forno)Ingredientes para o sanduíche- 1 pão francês- ½ tomate- 2 folhas de alface- 1 colher de sopa de nata- ½ limão- 2 colheres de sopa de pepino em conserva- 1 colher de sopa de molho pestoModo de preparo do sanduíche1) Faça um molho com a nata e suco de limão (se preferir, use iogurte natural)2) Umedeça o pão com o molho de nata3) Monte o sanduíche com o hambúrguer grelhado, pepino em conserva, tomate picado em rodelas, folhas de alface e molho pesto