Carnaval e calor pedem drinks refrescantes. Com frutas, com ingredientes mais "fortes" ou grau alcoólico menor e até sem álcool, os coquetéis ajudam a refrescar e são uma outra opção de bebida, além da tradicional cerveja. O bartender Rogério Reis, de Londrina, conta que mesmo quem não tem todos os apetrechos profissionais consegue preparar as bebidas em casa. Quem não tem coqueteleira, por exemplo, pode improvisar com um vidro ou copo com tampa.

Imagem ilustrativa da imagem Refresque-se!



Como o visual faz parte da bebida, ter um copo bonito pode agregar pontos junto aos amigos na hora de servir. "A questão visual é um fator importante, pois começamos a apreciar um coquetel com os olhos. Porém, alguns cuidados devem ser levados em conta na hora de preparar. A regra é bem simples: coquetéis que a quantidade de ingredientes é pequena e sem pedras de gelo são servidos em copos pequenos, os chamados shots. Coquetéis com gelo pedem copos maiores e aqueles que levam uma bebida gaseificada são os long drinks e pedem copos altos", diz ele.

Imagem ilustrativa da imagem Refresque-se!



Para não deixar crianças, gestantes e outras pessoas que não podem ou não querem consumir bebidas alcoólicas de fora da folia, alguns drinks podem ser servidos sem álcool. Reis conta que praticamente todos os coquetéis da International Bartender Association (IBA) são feitos com pelo menos um tipo de bebida alcoólica, mas não é necessário um rigor para a preparação. "O que dita a regra é a sua criatividade. Todos os coquetéis que preparo tento fazer com a possibilidade de ser com ou sem álcool. Uso a seguinte regra para criar: o que é necessário se destacar? O sabor de determinado ingrediente (fruta, suco etc.) ou a bebida alcoólica? Quanto menos importante for a segunda, mais fácil de retirá-lo", ensina.