Com uma ampla estrutura, a cidade de Londrina é o segundo maior polo de saúde do Paraná e atrai habitantes de outras cidades e estados que vêm em busca de consultas e procedimentos. "É um polo referência de assistência médica e hospitalar não só do Estado, mas inclusive de regiões de São Paulo, Mato Grosso e estados mais próximos do Paraná", destaca Gilberto Martin, secretário municipal de Saúde. "Temos hospitais, serviços, profissionais e equipamentos de ponta", completa.

A qualidade da área de saúde do município, segundo Silvia Karla Andrade, diretora de Programação e Regulação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), se manifesta em todos os níveis de complexidade, da atenção primária à alta complexidade. "Além disso, a região conta com polos de formação muito fortes. Nossas universidades têm bons cursos na área de saúde", afirma Silvia, que cita ainda os centros de cursos técnicos na área.

Para o secretário, o "engessamento" do teto financeiro de assistência hospitalar em Londrina para a remuneração de serviços de média e alta complexidades do Sistema Único de Saúde (SUS) impediu um maior crescimento da oferta desses serviços no município. Porém, a cidade continua sendo uma das poucas com uma estrutura "completa" de saúde. "Londrina tem alta e média complexidades, urgência e emergência e atenção básica", explica Martin.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Cerca de 25% do orçamento do município é destinado à saúde, sendo que R$ 980 mil vão para os serviços de urgência e emergência dos hospitais para completar os recursos provenientes do Ministério da Saúde. Em sua estrutura municipal, Londrina atende cerca de 13 mil pessoas ao dia, número que, segundo o secretário, tem crescido entre 10% e 12% ao ano.

O Cismepar, conforme Silvia Andrade, é o "maior consórcio público de saúde do Paraná" e realiza 1.100 atendimentos diários em seu Centro de Especialidades. O local conta com mais de 50 especialidades médicas e, em 2016, o número de atendimentos saltou de 226,1 mil em 2010 para 878,6 mil. Um crescimento de quase 300%, fruto de um plano de potencialização do atendimento, salienta Silvia. No período, foram contratados mais 85 médicos especialistas. "Conseguimos reduzir drasticamente as filas de espera em várias especialidades, como é o caso da cardio, da vascular, da oftalmologia, da dermatologia, da gastro e da otorrino."