Muitas pessoas, na hora da faxina, costumam apenas tirar o pó dos móveis ou passar um pano úmido. Mas para conservarem o aspecto de novo, tornando-os mais resistentes às intempéries do tempo, além do brilho, é imprescindível aplicar um bom lustra-móveis. Porém, antes de mais nada é necessário entender qual o tipo de material do móvel e seguir as recomendações quanto à limpeza mais correta, afinal, cada um exige um cuidado diferente.

"O pano úmido pode ser utilizado para a limpeza dos móveis, mas nunca deve ser utilizada uma quantidade excessiva de água, que poderá causar manchamento. É um pano úmido limpo e torcido, apenas para ajudar na retenção de pós. Depois, o ideal é sempre secar a superfície com um outro pano seco e limpo, para evitar manchas indesejáveis", aconselha Graziele Capeleto, coordenadora do Departamento de Desenvolvimento de Produto da Casa KM.

A função do lustra-móveis é justamente a de oferecer brilho e proteção ao material, prolongando a sua vida útil, conservando do desgaste do tempo. Cuidar dos móveis, portanto, não é uma tarefa difícil, basta apenas ficar atento aos produtos utilizados. Capeleto conta que é importante identificar e entender qual o tipo de acabamento o móvel possui, pois cada um pode exigir uma rota de limpeza diferente. Para móveis não selados, usualmente os mais rústicos, deve-se limpar apenas com um pano seco ou espanador para retirar a poeira. No entanto, outros tipos de acabamento podem permitir o uso de uma gama maior de produtos, como limpadores e lustra-móveis. Confira algumas dicas abaixo dadas pela especialista:

Use panos macios para fazer a remoção dos pós, mas dê preferência para os de microfibra, pois eles retêm a sujeira em seu interior e evitam que ela fique mudando de lugar, ao invés de ser removida.

Nunca coloque o produto diretamente sobre a superfície do móvel, sempre coloque em um pano e em seguida faça a aplicação.

Se o seu móvel é encerado ou envernizado, evite o uso de produtos de limpeza, que podem danificar as camadas protetoras. Prefira remover o pó e aplicar um lustra-móveis, que além de limpar, dá brilho e proteção.

No caso de móveis planejados, feitos de MDF ou MDP, o uso de limpadores é permitido, mas eles nunca devem ser molhados excessivamente ou lavados. O uso de pano úmido com estes produtos é indicado para evitar que excessos de produtos fiquem impregnados na superfície. Como o revestimento desse tipo de móvel muda com muita frequência, sempre é recomendado consultar o fabricante para conferir os produtos mais e menos indicados. Após a limpeza é indicada a aplicação do lustra-móveis, que vai garantir um brilho e uma proteção maior para a superfície.